O ano de 2025 promete vir forte no quesito concursos públicos. Certames que irão realizar provas entre fevereiro e março estão com inscrições abertas desde dezembro passado e outros já foram autorizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Entre os concursos, há vagas para técnicos, assistentes, pesquisadores, analistas de vários setores, como administrativo e judiciário, e ainda para médicos, engenheiros e outras profissões.
A recomendação é olhar o edital, buscar referências e provas anteriores para ver os tópicos que têm maior peso na prova e usar bem o tempo para planejar os estudos, segundo Marcos Brito, diretor pedagógico da Degrau Cultural, empresa que prepara candidatos.
“Sempre tem que direcionar o maior tempo que tiver para as matérias que têm um grande volume no certame”, diz. “Muitas das vezes o candidato acaba indo pela matéria que tem mais aptidão e esquece que o grande peso do concurso está em outra matéria.”
O professor Francisco Antônio Coelho Júnior, do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB), acrescenta que é preciso verificar o perfil do cargo, para evitar a frustração de estar em um trabalho com o qual não se identifica.
Os dois especialistas aconselham a não desanimar se a aprovação não vier. “Concurso a gente faz até passar”, afirma Brito.
Confira a lista dos concursos com editais publicados para 2025.