As estudantes do Nível Fundamental da Escola Municipal D. Maria de Araújo Lobo, de Marechal Deodoro, Sara Medeiros e Laura Souza, acompanhadas da professora Elaine Lopes, conquistaram o segundo lugar na final nacional do Desafio Liga Jovem, nesta edição de 2024.
Juntas, elas formaram a equipe TechLobo e criaram o EcoTech, um projeto ecológico, empreendedor e de estímulo ao ensino da robótica. O anúncio da premiação aconteceu em uma solenidade durante o evento de startups e inovação CASE, em São Paulo, na última quinta-feira (28).
O Desafio Liga Jovem, realizado pelo Sebrae e Instituto Ideias de Futuro, reuniu 100 estudantes e 20 educadores de diversas regiões do país, destacando projetos voltados à inclusão, sustentabilidade e educação. Os vencedores receberam prêmios que incluem notebooks e uma viagem a Portugal em 2025, mas o verdadeiro legado está nas iniciativas que criaram.
As representantes de Alagoas ganharam a etapa estadual em outubro e, ao longo da última semana, viajaram a São Paulo para participar de visitas técnicas a ecossistemas de inovação e startups. Também participaram da oficina de storytelling com a jornalista e diretora de cinema Eliane Scardovell.
“Foi único estar na maior metrópole do Brasil, através de uma competição de empreendedorismo, como o Desafio Liga Jovem e ficar no segundo lugar nos mostra o quanto nós podemos ir longe”, afirmou a aluna Sara Medeiros.
Segundo a analista do Sebrae Alagoas, Maysa Damasceno, o Desafio Liga Jovem representa uma jornada de aprendizado para os estudantes.
“Desde o primeiro semestre, os participantes da 2ª edição têm se dedicado ao desenvolvimento de seus projetos, aproveitando oportunidades como lives, palestras, oficinas e mentorias para aprimorar suas ideias.”, afirmou.
A analista destacou ainda que a iniciativa aproxima o Sebrae deste público e ajuda a identificar soluções inovadoras para desafios reais da sociedade e, principalmente, a cumprir a missão de estimular competências empreendedoras em estudantes e educadores.
“Estar novamente no pódio nacional é motivo de grande orgulho para Alagoas. Esse reconhecimento reflete a dedicação, a garra e a criatividade dos nossos jovens. A Equipe TechLobos participou da categoria de Ensino Fundamental, mas vimos com elas e outras tantas equipes, projetos com maturidade digna do Ensino Superior.”, finalizou Maysa.
Eco Tech: iniciativa digna de prêmio
Segundo o Instituto Locomotiva, apenas 15% das escolas oferecem robótica no país, sendo 13% públicas e 21% particulares. Foi pensando em democratizar e estimular o ensino da robótica, que a equipe TechLobos criou o EcoTech, um projeto de kits ecológicos, produzidos com material reciclado, para ampliar o acesso dos estudantes.
O tema já faz parte do conteúdo que a Educação Básica precisa trabalhar, mas os kits são bem caros. Os dois kits que elas construíram são feitos com material de baixo custo, tornando o acesso possível. Eles trazem atividades práticas para serem aplicadas no Ensino Fundamental, além de uma plataforma digital com os manuais sobre o uso do material, como uma forma de capacitação para os educadores.
A equipe Tech aplicou o EcoTech na turma do 6⁰ ano na própria escola e mediram o desempenho nos bimestres anteriores e no pós-aplicação. A iniciativa ganhou corpo e foi implementada em outras escolas do município de Marechal.
A professora de robótica, Elaine Lopes, que fez parte da equipe, enfatizou que a experiência foi inesquecível.
“Foi emocionante e enriquecedora. As alunas apresentaram um trabalho de cunho científico a uma banca de avaliadores e conquistaram o segundo lugar, demonstrando que talento, dedicação e inovação não têm idade nem fronteiras geográficas. Eventos como o Deafio Liga Jovem ampliam horizontes, despertam um olhar mais crítico e reforçam o papel do conhecimento como ferramenta de transformação.” , afirmou.
Desafio Liga Jovem
Como forma de estimular o protagonismo dos estudantes, o Desafio Liga Jovem propõe uma competição gratuita entre equipes de estudantes de todo o Brasil, com a missão de resolver um problema das suas escolas ou comunidade, usando tecnologia, podendo ser analógica ou digital.