Notícias

Início Notícia Alagoanas conquistam 2º lugar no Desafio Liga Jovem de 2024
Ad

Alagoanas conquistam 2º lugar no Desafio Liga Jovem de 2024

Compartilhar
share
Sem tempo para ler? Clique para ouvir.

As estudantes do Nível Fundamental da Escola Municipal D. Maria de Araújo Lobo, de Marechal Deodoro, Sara Medeiros e Laura Souza, acompanhadas da professora Elaine Lopes, conquistaram o segundo lugar na final nacional do Desafio Liga Jovem, nesta edição de 2024.

Juntas, elas formaram a equipe TechLobo e criaram o EcoTech, um projeto ecológico, empreendedor e de estímulo ao ensino da robótica. O anúncio da premiação aconteceu em uma solenidade durante o evento de startups e inovação CASE, em São Paulo, na última quinta-feira (28).

O Desafio Liga Jovem, realizado pelo Sebrae e Instituto Ideias de Futuro, reuniu 100 estudantes e 20 educadores de diversas regiões do país, destacando projetos voltados à inclusão, sustentabilidade e educação. Os vencedores receberam prêmios que incluem notebooks e uma viagem a Portugal em 2025, mas o verdadeiro legado está nas iniciativas que criaram.

As representantes de Alagoas ganharam a etapa estadual em outubro e, ao longo da última semana, viajaram a São Paulo para participar de visitas técnicas a ecossistemas de inovação e startups. Também participaram da oficina de storytelling com a jornalista e diretora de cinema Eliane Scardovell.

“Foi único estar na maior metrópole do Brasil, através de uma competição de empreendedorismo, como o Desafio Liga Jovem e ficar no segundo lugar nos mostra o quanto nós podemos ir longe”, afirmou a aluna Sara Medeiros.

Segundo a analista do Sebrae Alagoas, Maysa Damasceno, o Desafio Liga Jovem representa uma jornada de aprendizado para os estudantes.

“Desde o primeiro semestre, os participantes da 2ª edição têm se dedicado ao desenvolvimento de seus projetos, aproveitando oportunidades como lives, palestras, oficinas e mentorias para aprimorar suas ideias.”, afirmou.

A analista destacou ainda que a iniciativa aproxima o Sebrae deste público e ajuda a identificar soluções inovadoras para desafios reais da sociedade e, principalmente, a cumprir a missão de estimular competências empreendedoras em estudantes e educadores.

“Estar novamente no pódio nacional é motivo de grande orgulho para Alagoas. Esse reconhecimento reflete a dedicação, a garra e a criatividade dos nossos jovens. A Equipe TechLobos participou da categoria de Ensino Fundamental, mas vimos com elas e outras tantas equipes, projetos com maturidade digna do Ensino Superior.”, finalizou Maysa.

Eco Tech: iniciativa digna de prêmio

Segundo o Instituto Locomotiva, apenas 15% das escolas oferecem robótica no país, sendo 13% públicas e 21% particulares. Foi pensando em democratizar e estimular o ensino da robótica, que a equipe TechLobos criou o EcoTech, um projeto de kits ecológicos, produzidos com material reciclado, para ampliar o acesso dos estudantes.

O tema já faz parte do conteúdo que a Educação Básica precisa trabalhar, mas os kits são bem caros. Os dois kits que elas construíram são feitos com material de baixo custo, tornando o acesso possível. Eles trazem atividades práticas para serem aplicadas no Ensino Fundamental, além de uma plataforma digital com os manuais sobre o uso do material, como uma forma de capacitação para os educadores.

A equipe Tech aplicou o EcoTech na turma do 6⁰ ano na própria escola e mediram o desempenho nos bimestres anteriores e no pós-aplicação. A iniciativa ganhou corpo e foi implementada em outras escolas do município de Marechal.

A professora de robótica, Elaine Lopes, que fez parte da equipe, enfatizou que a experiência foi inesquecível.

“Foi emocionante e enriquecedora. As alunas apresentaram um trabalho de cunho científico a uma banca de avaliadores e conquistaram o segundo lugar, demonstrando que talento, dedicação e inovação não têm idade nem fronteiras geográficas. Eventos como o Deafio Liga Jovem ampliam horizontes, despertam um olhar mais crítico e reforçam o papel do conhecimento como ferramenta de transformação.” , afirmou.

Desafio Liga Jovem

Como forma de estimular o protagonismo dos estudantes, o Desafio Liga Jovem propõe uma competição gratuita entre equipes de estudantes de todo o Brasil, com a missão de resolver um problema das suas escolas ou comunidade, usando tecnologia, podendo ser analógica ou digital.

Ad
Ad
Ad