Notícias

Início Notícia APA Costa dos Corais completa 27 anos nesta quarta (23)
Ad

APA Costa dos Corais completa 27 anos nesta quarta (23)

Compartilhar
share
Sem tempo para ler? Clique para ouvir.

Um dos projetos ambientais mais importantes desenvolvidos em Alagoas está fazendo aniversário. Criada em 23 de outubro de 1997, por meio de Decreto, a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) chega aos  27 anos de existência nesta quarta-feira.

O trabalho é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio de um Conselho Gestor e de um Conselho Consultivo, permitindo a participação popular de pescadores, pesquisadores e representantes de instituições que atuam em defesa do meio ambiente nas regiões que englobam a APACC.

Com mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de extensão da costa, a APA Costa dos Corais tem como objetivo proteger os recifes e seu ecossistema, além de animais ameaçados de extinção, como o peixe-boi. É a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, desde a cidade de Maceió até Tamandaré, englobando quatro municípios pernambucanos e nove alagoanos.

Entre os principais ecossistemas, se destacam os recifes de corais, restingas, estuários, lagunas e manguezais. Esses recifes coralíneos são o segundo maior do mundo, menor apenas que a Grande Barreira de Coral na Austrália

A existência de recifes de corais e mangues é uma das principais características da unidade, garantindo uma alta biodiversidade representada por grupos marinhos como algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos aquáticos e outros, e ainda inclui a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas e baleias.

A gestão da APACC busca conciliar as atividades humanas (pesca, turismo e pesquisa) com a conservação do meio ambiente, acompanhando, orientando e conduzindo o desenvolvimento social e as atividades produtivas de forma a impedir a degradação ambiental e assegurar a proteção dos recursos naturais, das paisagens e das culturas tradicionais.

A sede da Unidade de Conservação fica no estado vizinho, Pernambuco, na cidade de Tamandaré, no Centro de Gestão e Pesquisa de Recursos Pesqueiros do Nordeste – CEPENE. Em Alagoas, há uma base avançada na Barra de Santo Antonio e em Porto de Pedras, que dá suporte ao Programa Peixe-boi, desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Acompanhe o trabalho da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) pelas redes sociais.

Ad
Ad
Ad