Projeto traz especialistas em áudio, mixagem, captação ao vivo e cinema para entusiastas da pauta sonora
Tudo tem um som. É essa a máxima trazida pela oficineira que participará do 2º CapacitaSom neste final de semana, em Arapiraca, evento inteiramente gratuito. O curso da vez será com a pernambucana Márcia Rezende, intitulado “Tudo Tem Um Som: práticas do som no audiovisual”, nos dias 17 e 18 de agosto, na Escola Municipal de Artes de Arapiraca, na Praça Luiz Pereira Lima, Centro arapiraquense. No sábado (17), será iniciado às 10h e, no domingo (18), às 18h. Para se inscrever gratuitamente, basta preencher este formulário.
Há ainda uma oportunidade para as mulheres alagoanas, ofertada pelo CapacitaSom, que acredita que elas precisam estar cada vez mais integradas neste movimento. A organização do evento está cedendo 5 (cinco) vagas para mulheres de outras cidades de Alagoas (que sejam não de Arapiraca) para participarem do curso com Márcia, recebendo apoio integral de hospedagem e alimentação durante a estadia. O deslocamento fica por conta de cada uma.
Vale ressaltar que, ainda que não tenham vínculo direto, em paralelo ao CapacitaSom, haverá neste mês de agosto o 3º Festival de Cinema de Arapiraca, iniciando o segundo semestre de 2024 com o pé direito no espectro da Sétima Arte local.
“O sentimento é de ver o cenário se movendo e se estabelecendo para o lugar de grandeza que Arapiraca dispõe naturalmente, com seus artistas e fazedores culturais. Estamos vendo diversos filmes arapiraquenses já rodando em festivais nacionais, como ‘O Canto’, da Isadora Magalhães e Izabela Vitória, e o ‘Dentro de Mim’, da Dayane Teles, por exemplo, que são todas diretoras-mulheres. Isso é muito significativo! E, dentro dessa demanda que está surgindo, muitos projetos precisam de pessoas especializadas em recursos sonoros. Daí a ideia de criar o CapacitaSom, para que mais gente da nossa cidade já entre neste circuito e faça acontecer”diz o organizador Janu Leite, que é músico, produtor cultural e técnico de som direto.
Aulas práticas
Os encontros neste final de semana com Márcia Rezende seguirão três matizes:
- Preparação para escuta e captação sonora: equipamentos e dinâmica de gravação;
- Desenho sonoro, foley (sonoplastia), edição de som e mixagem: da ideia à edição;
- O som como elemento narrativo: construção de histórias para rádio e podcasts.
Márcia é formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sendo especialista em som direto, edição e mixagem sonora, com experiência em curtas-metragens, séries documentais e ficção, além de atuar como arte-educadora.
Shows gratuitos
Haverá ainda, dentro da programação musical do evento, o chamado “CapacitaShows”, momento de culminância para comemorar a música e o encontro em Arapiraca. Serão dois shows (com bandas da terra e de Pernambuco), ambos gratuitos, com as referidas casas sujeitas à lotação.
Nesta sexta-feira (16), às 22h, ocorrerão apresentações de Naty Barros e Dama Crânio, no Pub Treze, na Praça Santa Cruz, bairro Alto do Cruzeiro. No dia seguinte, sábado (17), também a partir das 22h, shows com Quiçaça e DizMaia (diretamente de Olinda, fazendo tributo a Tim Maia), na Vila Vinil, situada na Rua Alan Kardec, bairro Santa Esmeralda.
Práticas passadas
Nos meses de julho e agosto deste ano, o 2º CapacitaSom também forneceu gratuitamente outras oficinas, como o “Workshop de Sonorização”, com Júnior Evangelista, no Sesc Arapiraca, e “Introdução ao Alinhamento e Otimização de Sistemas de Sonorização Ao Vivo”, com Gera Vieira, na Escola Municipal de Artes.
“Esses renomados profissionais conduziram capacitações voltadas ao universo técnico do som para shows, proporcionando uma imersão profunda nas especificidades que envolvem a mixagem, o alinhamento de sistemas de som — se adequando, inclusive, a cada espaço acústico de apresentação — e outras questões essenciais para garantir a qualidade sonora em performances ao vivo”, pontua Janu.
Segundo ele, no primeiro encontro, Evangelista trouxe sua vasta experiência para discutir as particularidades do som em diferentes ambientes. Abordou desde a escolha dos equipamentos até a adaptação às características acústicas de cada espaço.
A sessão de mixagem foi um ponto alto, onde os participantes tiveram a oportunidade de compreender a importância de cada elemento dentro de uma mixagem balanceada, desde os graves até os agudos, e como esses elementos interagem para criar uma experiência sonora coesa e impactante.
Ainda de acordo com o organizador do CapacitaSom, no segundo momento, este com Gera Vieira, ele conduziu a turma por um detalhamento técnico sobre o alinhamento de sistemas de som, uma etapa crucial para garantir que o áudio chegue com clareza e potência a todas as partes do espaço onde o show acontece.
Foram discutidas técnicas de delay, equalização e fases, fundamentais para evitar problemas como cancelamento de frequências e perda de definição sonora. Além disso, foram abordadas questões específicas sobre a sonorização de shows ao vivo, considerando tanto as necessidades da banda em questão, quanto do público, e como essas variáveis influenciam na configuração final do sistema de som.
“Essas capacitações iniciais proporcionaram aos participantes uma compreensão sólida dos fundamentos do som de modo geral. É gratificante ver tanta gente interessada e seguindo com a prática”, ressalta Janu.
O 2º CapacitaSom é uma realização da Lindeza Produções, com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) e apoio cultural do Serviço Social do Comércio de Alagoas (Sesc/AL), Vila Vinil, Pub Treze e Prefeitura de Arapiraca.