Notícias

Início Notícia Circo Alteza estreia A Mulher da Capa Preta em Maceió
Ad

Circo Alteza estreia A Mulher da Capa Preta em Maceió

Compartilhar
share
Sem tempo para ler? Clique para ouvir.

Após meses de preparação, o Circo Alteza anuncia a data de estreia do espetáculo A Mulher da Capa Preta, que será apresentado nos dias 29 e 30/10, com sessões às 9h e às 15h, no Teatro Jofre Soares, no Sesc, Centro, em Maceió. A entrada é gratuita, mas é preciso reservar os ingressos antecipadamento pelo site .

As apresentações contam com intérprete de Libras e audiodescrição. A produção reúne a tradição circense com uma abordagem contemporânea do circo. O projeto é um esforço colaborativo da Associação Enlevo, em parceria com a respeitada mestra Peró, artista, fundadora e educadora do projeto Sua Majestade O Circo,.

O espetáculo A Mulher da Capa Preta foi selecionado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do edital José Acioli da Silva Filho, do Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SECULT) 2023, e pelo edital Multilinguagens da Prefeitura Municipal de Maceió, pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SEMCE) 2024, Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal.

O espetáculo é inspirado em uma lenda local, A Mulher da Capa Preta. A história se desenrola em torno de um casal que se encontra em uma noite de festa, onde o amor e o mistério se entrelaçam. O ponto alto da narrativa acontece quando a mulher, vestida com uma capa preta, desce do carro em frente ao cemitério e desaparece com a capa do amado. A lenda atribui a isso um destino inalterável. O espetáculo traz à vida essa lenda misteriosa e emocionante, conduzindo o público através de uma jornada romântica e intrigante.

De acordo com o ator e pesquisador em circo, Luís Vale, integrante da Associação Enlevo – Circo Alteza, a ideia é tirar essa lenda da cultura maceioense do lugar sombrio e levar para o universo circense, trazendo a mulher como protagonista da história com temas como empoderamento feminino e cultura preta.

O espetáculo é formado pelos números circenses, que incluem trapezistas, palhaços, acrobatas, malabaristas e outros. Cada número é meticulosamente coreografado para se integrar perfeitamente à história, adicionando camadas de significado e emoção. Toda sonoplastia é de compositores alagoanos, fundamentais na criação de atmosfera e emoção, enquanto a iluminação dinâmica realça os momentos-chave da narrativa.

O Desembarque AL fez uma reportagem especial sobre o trabalho artístico, social e educativo da Peró de Andrade por meio do projeto Sua Majestade O Circo. Também conversamos com o ator e pesquisador em circo, integrante da Associação Enlevo – Circo Alteza, Luís Vale, na matéria.

Ad
Ad
Ad