Evento, que faz parte da programação da Semana do Folclore, reúne mestres do patrimônio vivo e novos talentos em uma noite dedicada às tradições e expressões artísticas locais
A cidade de Coruripe será palco de uma grande celebração cultural nesta sexta-feira (23) com a realização do IV Festival do Folclore. O evento, organizado pela Secretaria de Cultura de Coruripe, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), terá início às 19h na Praça Central da cidade e promete uma noite repleta de tradições, apresentações artísticas e homenagens.
O festival faz parte da programação da Semana do Folclore alagoano e marca o ponto mais elevado do projeto Cultura Viva, que tem se destacado na preservação e valorização das expressões culturais locais.
Durante o evento, será apresentada a turma de bordado Filé, que foi formada sob a orientação da mestra e Patrimônio Vivo de Alagoas, Ivonete dos Anjos. Também é aguardada com expectativa a estreia dos grupos Taieiras de Coruripe, liderado pela mestra e Patrimônio Vivo Ana Paula, e do grupo de capoeira Coruripe Ginga, sob a coordenação do Mestre Damião.
A programação do festival é extensa e diversificada, incluindo apresentações de dança, música, poesia e teatro. Entre os destaques estão a performance “Folguedos”, com a mestra das Baianas Praieiras Maria Betânia, o coro Vozes de Coruripe, entoando músicas da cultura regional, e o Balé Folclórico de Coruripe, com uma coreografia que homenageia os Povos Indígenas. Ao final da noite, haverá a entrega de certificados aos participantes da oficina de filé e aos representantes dos grupos envolvidos no festival.
“Eu queria agradecer o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, que sempre está presente e sempre vem realizando parcerias com a gente. Coruripe está de portas abertas sempre para receber os visitantes e a população que quiser saber mais sobre cultura e quiser nos prestigiar”, disse o secretário de Cultura de Coruripe, Ricardo Curvêllo.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, o festival é uma oportunidade de reafirmar o compromisso com a valorização das tradições locais.
“O IV Festival do Folclore de Coruripe é uma celebração da nossa identidade cultural e do talento dos mestres e artistas que, com dedicação e amor, mantêm vivas as tradições alagoanas. Através de parcerias como essa, reforçamos nosso compromisso com a preservação do patrimônio cultural e incentivamos as novas gerações a se orgulharem de suas raízes,” destacou.
Confira a programação completa:
IV Festival do Folclore de Coruripe 2024
Data: 23 de agosto
Hora: 19h
Local: Praça Central
Apresentação de abertura: Performance “Folguedos”
(Convidada Especial: Mestra das Baianas Praieiras Maria Betânia);
– Leandro Santos (Poeta do Povoado Alto Piauí) – Projeto Momento Poesia;
Performance teatral – Grupo Coruricultura;
– Coro Vozes de Coruripe – Músicas da cultura regional;
– Grupo de Capoeira Coruripe Ginga – Roda de Capoeira;
– Apresentação do grupo Taieiras de Coruripe;
– Apresentação do Xaxado Asa Branca do Povoado Barreiras;
– Apresentação das Baianinhas Marias do Povoado Barreiras;
– Grupo Movimento e Arte – Apresentação: Carimbó;
– Projeto de Ballet Clássico da Associação Comunitária João Maria em parceria com a Adágio Estúdio de Dança – Variação de repertório – Copelia Doll, fairy Doll;
– Leandro Santos (Poeta do Povoado Alto Piauí) – Projeto Momento Poesia ( Parte 02);
– Projeto Carroça Literária:
Grupo DancEdite – O canto da Iara e Grupo Dançolê – Apresentam: Coco de Roda;
– Ballet Municipal de Coruripe – Coreografia: Xote da Alegria;
– Grupo convidado – Pastoril do Município de Junqueiro;
– Balé Folclórico de Coruripe – Apresentação: Povos Indígenas;
– Performance final – Retrato vivo com os grupos participantes;
– Entrega de cerificados da oficina de Filé realizada na Associação Comunitária dos Moradores do Povoado Bonsucesso – Pindorama, e entrega de Certificados aos representantes dos grupos participantes do IV Festival do Folclore de Coruripe 2024.