Notícias

Início Notícia Diteal comemora a cultura popular com evento aberto ao público
Ad

Diteal comemora a cultura popular com evento aberto ao público

Compartilhar
share
Sem tempo para ler? Clique para ouvir.

A programação vai contar com duas apresentações e uma roda de conversa com novos olhares sobre a desfolclorização

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Dteal) celebra o Mês do Folclore com o evento Cultura Popular na Diteal”, que vai ser realizado na sala de música do Complexo do Teatro Deodoro, no dia 28 de agosto, levando ao público apresentações de guerreiro e pastoril alagoanos, além de uma roda de conversa com fomentadores da cultura de Alagoas. A entrada é gratuita.

Inicialmente, o evento foi pensado como uma forma de comemorar o Dia do Folclore, em 22 de agosto. Porém, foi realizada a mudança do termo “folclore” por “cultura popular”, a partir da premissa anti-folclorista, abordada pelo professor Bruno Duarte, que é pesquisador de Cultura Popular e integrante da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte). Bruno busca trazer a discussão dos folguedos com brincadeiras populares que chama de práticas pedagógico-performativas.

O grupo Flor Q’Se Cheire tem como um de seus participantes o Mestre Zé Maria das Alagoas, coordenador da Cultura Popular do Estado de Alagoas, e apresentará o Guerreiro Alagoano, intitulado Patrimônio Imaterial de Alagoas em 2019. O folguedo natalino tem como um dos grandes objetivos anunciar a chegada do menino Jesus e surgiu no século XX. E o Coletivo Nossa Gente Alagoana, liderado pelo Mestre Elvis, apresentará o Pastoril, folguedo também natalino e que apresenta o lado religioso do estado através da encenação do nascimento de Jesus. Os dois grupos são apoiados pela Diteal e utilizam os equipamentos culturais do órgão para ensaios, apresentações e outras atividades, promovendo o acesso à cultura alagoana aos artistas e ao público.

Programação:

14h: Apresentação de Guerreiro Alagoano –  Grupo Flor Q’Se Cheire

15h: Apresentação de Pastoril Alagoano – Coletivo Nossa Gente Alagoana

15h30 – Roda de Conversa com a participação de João Lemos, jornalista, pesquisador em cultura alagoana e presidente executivo da FOCUARTE; Bruno Duarte, professor e pesquisador de Cultura Popular e integrante da FOCUARTE; Ivan Barsand, Presidente da ASFOPAL;  Renan Rodrigues, produtor cultural e realizador do documentário “Joana Gajuru – 36 anos de saudades”.

Ad
Ad
Ad