Parte essencial do espírito empreendedor é enfrentar os desafios que surgem ao longo da trajetória, transformando adversidades em oportunidades de crescimento e fortalecimento pessoal. Diagnosticada duas vezes com câncer de mama, a empreendedora Lucineide Santos ressignificou a dor e, com fé, superação e resiliência, venceu a doença e criou a Acelera Treinamentos, impactando positivamente a vida de muitas pessoas.
O desejo de empreender sempre esteve presente nos planos de Lucineide. Crescida na zona rural do município de Igreja Nova, interior de Alagoas, ela começou a empreender ainda criança, mesmo sem perceber que já estava construindo um negócio.
“Iniciei a busca por uma fonte de renda ainda muito jovem, vendendo perfumes e camisas. Eu morava em uma fazenda com meus pais e, nas férias, ia a Maceió para comprar alguns itens nas lojas do Centro, que depois revendia aos trabalhadores da fazenda”, relembra Lucineide.
Anos mais tarde, ela decidiu buscar novas oportunidades na “cidade grande”.
“Vim para Maceió e, junto com minha irmã, abrimos um açougue. Depois, comecei a trabalhar como CLT, mas sempre procurava uma renda extra, como fazendo cestas de café da manhã em datas comemorativas”, conta.
Superação
Na capital, Lucineide atuava na área de Recursos Humanos, auxiliando líderes em suas equipes, quando, em 2017, recebeu o primeiro diagnóstico de câncer de mama. A partir daí, começou sua batalha contra cinco tumores e dois tratamentos oncológicos ao longo dos últimos seis anos.
“Minha jornada começou em um momento de grande vulnerabilidade. Fiquei na empresa em que trabalhava por mais ou menos três anos após o retorno do tratamento, mas aí veio a pandemia. Durante esse período, comecei a me aprofundar em Desenvolvimento Humano e a me preparar para uma transição de carreira. Mesmo com o impacto emocional e físico do tratamento, eu sabia que essa não seria minha história final”, relembra.
Esse foi o ponto de partida para Lucineide fundar sua própria empresa. A Acelera Treinamentos surgiu com o objetivo de oferecer soluções personalizadas de treinamento, impulsionando o crescimento e o desempenho organizacional.
“Transformei desafios em oportunidades. Minha empresa é fruto da minha luta contra o câncer, e hoje ajudo líderes a desenvolverem a mesma resiliência e força que me sustentaram. Hoje, após superar o câncer duas vezes, posso afirmar que o impacto que geramos vai além dos treinamento, ajudo nossos clientes a transformar suas histórias, assim como eu transformei a minha, completa.”
Parceria com o Sebrae
Além de liderar a Acelera Treinamentos, Lucineide Santos também atua como treinadora comportamental, mentora de líderes e consultora empresarial, tendo realizado diversas capacitações no Sebrae Alagoas. Durante a pandemia, enquanto ainda trabalhava com carteira assinada, ela começou a dar os primeiros passos para realizar seu sonho de empreender e se tornou cliente do Sebrae.
“Em 2020, me inscrevi no programa Salto Acelerador. Logo depois, comecei o Efeito Furacão, pelo Sebrae Delas. Fiz uma pausa por causa do diagnóstico, mas continuei acompanhando as divulgações de editais. Quando foi lançado o [Re]Inventa Sebrae, me inscrevi, fui selecionada e concluí o programa. Em seguida, fui indicada para o Move+ Vendas e para o Palestrante Parceiro, onde estou hoje”, resume.
O projeto Palestrantes Parceiros, um piloto do Sebrae que busca formar um grupo de empresários que são referência em seus segmentos, com foco em empreendedores experientes que desejam realizar palestras e querem desenvolver essas habilidades.
“Durante o tratamento, muitas pessoas começaram a me procurar em busca de orientação e conselhos. Isso me fez perceber que, mesmo nas adversidades, eu tinha a capacidade de impactar vidas. Com as palestras, acredito que conseguirei ampliar ainda mais esse impacto”, diz.
“A Jornada de uma Heroína”
Em mais um capítulo de sua trajetória, Lucineide quer inspirar resiliência, autocuidado e amor próprio em outras mulheres, especialmente no que diz respeito ao diagnóstico precoce e ao enfrentamento do câncer de mama, com sua palestra intitulada “A Jornada de uma Heroína”.
“Minha palestra é inspirada na minha própria história de superação, enfrentando o câncer duas vezes. É uma oportunidade única para transmitir uma mensagem de esperança, autocuidado e fé, incentivando as pessoas a cuidarem de sua saúde física e emocional. Com perseverança e resiliência, aprendi a ressignificar a dor em projetos e negócios, e esse é um dos mais importantes da minha carreira”, compartilha a palestrante.
Histórias como a de Lucineide inspiram e renovam a esperança para que cada vez mais pessoas diagnosticadas com câncer de mama consigam realizar o tratamento e se recuperar. Por isso, o Outubro Rosa é um mês tão relevante, trazendo conscientização sobre o controle do câncer de mama, incentivando o autoexame e a realização de preventivos regulares, além de alertar que não só mulheres, mas também homens podem ser acometidos por essa doença.