Participando pela primeira vez da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024, a Escola Municipal Tradutor João Sampaio, no bairro Petrópolis, conquistou cinco medalhas, sendo duas de prata e três de bronze. O resultado inédito foi celebrado pelos alunos e pela comunidade escolar.
Em todo o Brasil, foram inscritos 260 mil alunos de turmas do 8° e 9° anos. A João Sampaio participou com 120 estudantes inscritos e cinco deles conquistaram os melhores resultados de todo o País.
Uma delas, a medalhista de prata, Isabelly Beatriz Pontes, do 8° ano B, comentou a conquista.
“Eu me sinto muito privilegiada por ter conseguido essa medalha e por ter dado orgulho à escola. Isso comprova que com esforço e muito estudo qualquer um vai muito longe. Eu não esperava ganhar, foi uma surpresa pra mim e acredito que posso fazer muito mais”, afirmou a adolescente.
A ONEE, realizada em outubro, foi dividida em duas fases. A primeira consistiu em desafios gamificados sobre eficiência energética e a segunda, na parte teórica. Os alunos fizeram prova na escola e em casa.
A medalhista de bronze, Yasmin Gabrielle, agradeceu todo o apoio da família e dos professores pelo incentivo.
“Estou muito feliz por ganhar a medalha de bronze da prova ONEE. Gostaria de agradecer a todos os professores e meus familiares pelo apoio e incentivo a estudar para buscar um futuro melhor, porque apenas com a educação podemos mudar o mundo”, destacou a aluna do 9° ano.
Os estudantes da Escola Municipal João Sampaio Bruno Santos de Lima e Ysabelly Beatriz Pontes dos Santos, ambos medalhas de prata e estudantes do 8° ano; Erick Morgan Moura da Silva, Maria Beatriz da Conceição Silva e Yasmin Gabrielle Soares dos Santos também receberam medalhas de bronze na ONEE e são do 9° ano.
Ysabelly Santos vai levar para a vida todo o conhecimento adquirido durante a preparação para a Olimpíada.
“Foi importante participar, pois me fez ter um conhecimento maior sobre o consumo eficiente de energia e passar isso para outras pessoas”, enfatizou a estudante.
Resultado Fantástico
A professora de Geografia e responsável pela participação dos alunos na ONEE, Jeynne Jennifer Gomes, entrou na rede pública municipal de ensino em 2023, através do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para reforçar as unidades educacionais da capital alagoana. Mesmo com pouco tempo atuando na escola, a docente já compartilha o resultado inédito junto aos seus alunos.
“Essa conquista é dos nossos alunos. É um estímulo para buscarem novas experiências, para buscarem mais conhecimento e se desafiarem cada vez mais. Os discentes abraçaram a proposta e o resultado veio. Essa conquista é fruto de um trabalho de toda equipe, é fruto do bom trabalho de todos os professores, da gestão e todos que fazem a Escola Municipal Tradutor João Sampaio”, afirmou.
A professora contou que toda a preparação para a ONEE foi feita com materiais disponibilizados pela própria plataforma e que o local de estudos foi na escola, em um ambiente conhecido como “sala maker”.
Para Jeynne Gomes, o formato em jogos atraiu a atenção dos alunos que tiveram a oportunidade de deixar uma casa eficiente com o uso correto de energia.
“Usamos vídeos que tem no site da olimpíada, fizemos questionários desenvolvidos pela professora com base no material do site da ONEE e criamos um cronograma de estudo para os alunos estudarem os vídeos e módulos em casa. É bom salientar, que a rede municipal tem muito aluno capaz e às vezes, só precisa de um incentivo dos docentes”, enfatizou.
Segundo a diretora escolar, Adriana Firmino de Lima, a Escola Municipal João Sampaio participa das olimpíadas para motivar ainda mais os alunos.
“Muita alegria e orgulho em presenciar uma premiação merecida diante do esforço da nossa professora Jeynne e dos estudantes. Essa premiação é uma motivação para nossos estudantes continuarem a participar, cada vez mais, dos desafios que virão pela frente”, concluiu.