O Clube de Xadrez da Universidade Federal de Alagoas marcou presença no 14º Memorial Bobby Fischer, realizado em João Pessoa-PB, entre os dias 20 e 23 deste mês. A delegação contou com 11 participantes no maior torneio aberto do Brasil na modalidade e teve a 4ª melhor jogadora entre as mulheres da competição.
Os enxadristas viveram desafios, aprendizados e oportunidades de trocar experiências com grandes referências do xadrez nacional. Entre os destaques da instituição, está a aluna Maitê Maciel, a 4ª melhor jogadora feminina da competição, empatada em pontos com as 2ª e 3ª colocadas do torneio, superada apenas nos critérios de desempate.
Quem também brilhou pela Ufal foi Rikelme Amorim, que conquistou 4,5 pontos em 6 rodadas, garantindo a 22ª posição geral entre 196 competidores.
“O evento proporcionou uma nova perspectiva sobre a grandiosidade do cenário competitivo, fortalecendo o desejo de evoluir e de participar de mais torneios desse nível. Além do conhecimento adquirido, a convivência estreitou os laços entre os membros do clube, consolidando amizades que vão além dos tabuleiros”, comentou Davi Barros, um dos organizadores do Clube de Xadrez da Ufal.
Quem também integra o Clube de Xadrez da Ufal como organizador é Gabriel Ribeiro. Ambos incentivam a frequente participação da equipe nos torneios. Para essa viagem, o grupo também contou com o apoio do reitor Josealdo Tonholo, do diretor do Instituto de Matemática (IM), Isnaldo Isaac, e das federações de Xadrez do Estado de Alagoas e Paraibana de Xadrez.