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Pequenos negócios somam 96% de todas as novas empresas criadas no Brasil

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O Brasil registrou, no último mês de setembro, a abertura de 349,5 mil novos pequenos negócios. O número representa 96% de todos os CNPJs criados nesse período e é 17% superior ao total de micro e pequenas empresas (MPE) abertas em setembro do ano passado. É o que aponta um levantamento do Sebrae feito a partir de dados da Receita Federal.

Somente em 2024, segundo o estudo, foram criadas no Brasil 3,3 milhões de novas empresas. Desse universo, aproximadamente 3,2 milhões eram MEI, micro e pequenas empresas (96% do total de abertura de empresas).

Para o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, os números da pesquisa confirmam o bom momento da economia brasileira.

“Com a política econômica que o país está protagonizando, a abertura dos pequenos negócios está sendo recorde. É um conceito que não tem mais volta, a economia é global. O crédito agora não é mais de poucos, é viável para fazer escala e dar oportunidades. E a popularização do crédito será representativa para manutenção de mais empregos e renda”, afirma.

Segundo Décio, com apoio de políticas públicas esses empreendedores têm contribuído com a geração recorde de empregos, levando o país a um estágio próximo do pleno emprego, conclui.

“As ações de melhoria do acesso ao crédito, de elevação da competitividade, ampliação da presença das MPE no mercado externo, entre outras, têm estimulado os brasileiros a abrirem novas empresas ou retirar seus negócios da informalidade”, avalia Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Os setores que lideraram na abertura de novos CNPJs, em setembro, foram Serviços (com 222 mil novas empesas ou 61% do total), Comércio (81 mil novos CNPJs ou 22%) e Indústria (27 mil empresas ou 8%). Entre os microempreendedores individuais (MEI), os segmentos que lideraram em setembro foram Atividades de Publicidade (17 mil), Transporte Rodoviário de Carga (16 mil) e Cabeleireiros e Beleza (15,6 mil). Já entre os pequenos negócios, estiveram à frente na abertura de novas empresas as atividades de Atenção ambulatorial (4 mil), Serviços Comb. de Escritório e Apoio Administrativo (4 mil) e Restaurantes e Estabelecimentos de Alimentação e bebidas (3,6 mil).

Motivação

Segundo a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2023), realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe), “Fazer a diferença no mundo” é a principal motivação dos empreendedores brasileiros. A mesma pesquisa ainda mostra que “Ter o próprio negócio” é um dos três principais sonhos do brasileiro, perdendo apenas para “Viajar pelo Brasil” e “Comprar a casa própria” e que 61% dos empreendedores que iniciam um negócio o fazem por enxergar uma oportunidade. Em 2020, metade dos empreendedores iniciavam um empreendimento por necessidade.

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