Cuidar da saúde bucal é fundamental para prevenir infecções e até mesmo o agravo de algumas doenças, que podem piorar com a má higiene oral. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) especifica os serviços odontológicos que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece à população de forma gratuita.
Em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USFs), que são gerenciadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), a população pode ter acesso a procedimentos ambulatoriais de menor complexidade. Extrações simples de dentes e tratamento de pequenas recessões gengivais, por exemplo, são realizados por equipes de Saúde Bucal (ESBs) dos municípios. Em Alagoas, 797 unidades de saúde contam com ESBs disponíveis para atender aos usuários do SUS.
Já os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), também gerenciados pelas SMSs, podem ser procurados quando for necessário realizar procedimentos mais complexos. Nessas unidades, onde Alagoas conta com 24 delas em operação, é necessária a intervenção de um especialista.
Além disso, a Política Nacional de Saúde Bucal Brasil Sorridente, lançada pelo Ministério da Saúde (MS), conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), que ofertam atendimentos em endodontia, periodontia, cirurgia, atendimento a pacientes especiais e busca ativa de câncer nos CEOs e SESBs. O Estado de Alagoas conta com 91 LRPDs.
Existem, ainda, alguns serviços estratégicos, como as Equipes de Atenção Primária Prisional (EAPP), que possuem em sua composição, obrigatoriamente, atendimento odontológico. Este serviço é assegurado nas unidades prisionais, destinadas, exclusivamente, às pessoas privadas de liberdade.
UPAs
As seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), mantidas e gerenciadas pela Sesau, oferecem atendimentos odontológicos de urgência para toda a população alagoana. Com este serviço, são aliviados os sintomas dolorosos e infecciosos de pacientes que apresentam problemas como hemorragias, abscessos, infecções decorrentes da extração dentária e traumatismos.
Nas UPAs do Estado, os atendimentos odontológicos ocorrem todos os dias da semana, sendo das 7h às 19h nas unidades Tabuleiro do Martins, Jacintinho, Jaraguá, Cidade Universitária (Maceió) e Arapiraca (no interior do Estado). Já na UPA Chã da Jaqueira, na capital, o atendimento ocorre também todos os dias da semana, mas, 24 horas por dia.
A coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, a cirurgiã dentista Lisiane Torres, ressalta que a Sesau é parceira dos 102 municípios de Alagoas na busca por aprimorar os serviços odontológicos.
“Sempre realizamos qualificação, monitoramento, avaliação das equipes de saúde bucal, visando a melhoria e qualidade dos atendimentos odontológicos aos usuários do SUS. A saúde bucal tem sido levada como prioridade aqui no Estado. Também aproveito a data para parabenizar os nossos dentistas, que realizam um trabalho brilhante”, afirmou.
Política Nacional de Saúde Bucal
Vale lembrar que, em maio de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde. Com isso, o acesso a atendimento odontológico no SUS se tornou obrigatório e a saúde bucal passa a ser um direito de todos os brasileiros, garantido por lei. Desde então, os serviços odontológicos na rede pública de saúde têm sido ampliados para melhor atender a todos.