Patrimônio cultural do estado de Alagoas, o Teatro Deodoro, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2009, comemora 114 anos de excelentes serviços prestados à cultura alagoana. Para marcar a data, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas promove quatro dias de atividades gratuitas e em diversos horários, como forma de abranger diferentes comunidades e públicos, possibilitando ainda mais o acesso igualitário à cultura do estado de Alagoas.
“Realizaremos mais uma programação recheada de muita arte para comemorar o aniversário dos 114 anos do Teatro Deodoro, nosso teatro centenário, patrimônio cultural do nosso estado, contemplando a arte – como música, dança, teatro, circo e poesia – e tendo quatro dias de muita troca entre os artistas locais, os alunos da rede municipal e estadual de ensino. Mais uma vez contamos com a presença de todos os alagoanos para prestigiar a arte e o nosso Teatro Deodoro”, diz Nidiane Oliveira, gerente artística e cultural da Diteal.
Comemorações
Abrindo a semana de comemorações, o ballet é representado pela alagoana Maria Emília Clark, grande parceira da casa há mais de 8 anos, trazendo a culminância Duplici. A produtora Patacuri – Cultura e Formação Ameríndia traz o espetáculo musical Chico de Assis conta Jorge de Lima e a Invenção da Poesia, narrando parte da biografia e curiosidades.
Na quarta, Negah Voz e Boteco da Kel serão as atrações, iniciando às 19h30 e encerrando às 22h. Encerrando a semana, o espetáculo Fabulando Dois Homens. Segundo espetáculo da trilogia “COLAPSAR” (2019), constitui-se como continuidade do projeto poético em dança proposto pelo artista Reginaldo Oliveira, discutindo a afetividade masculina. O Segredo Mágico do Planeta Vivo – Rei do Show chega para encantar e educar, oferecendo ao público uma abordagem lúdica e educativa sobre a importância de cuidar da nossa natureza e preservar o meio ambiente, finalizando com apresentações de 3 músicas do Rei do Show.
“Com a sua preservação, ao longo dos anos, o Teatro Deodoro pôde fomentar o seu papel, oferecendo cultura à sociedade alagoana, com seus espetáculos locais e nacionais. Fomenta também a economia, estimulando a cultura, a criatividade, a inovação e a integração. O Teatro Deodoro é um espaço de inclusão por desenvolver a sensibilidade, a diversidade, e assim com seu papel junto à sociedade, sendo um palco para todos”, afirma Sam Menezes, diretor-presidente da Diteal.
Os ingressos, totalmente gratuitos, estão disponíveis pelo Sympla e também no link da bio do instagram @teatrodeodoro.
Programação
11 DE NOVEMBRO – SESSÃO ÚNICA
Culminância Maria Emília Clark – Duplici
Às 15h30
Espetáculo de ballet
Classificação: livre
12 DE NOVEMBRO – 3 SESSÕES
Chico de Assis conta Jorge de Lima e A Invenção da Poesia
Às 9h, 14h e 19h30
Espetáculo musical
Classificação: livre
13 DE NOVEMBRO – SESSÃO ÚNICA
Negah Voz
Show de abertura
Às 19h30
Classificação: livre
Boteco da Kel, com Kel Monalisa
Às 20h30
Espetáculo de música
Classificação: livre
14 DE NOVEMBRO – SESSÃO ÚNICA
O Segredo Mágico do Planeta Vivo – Rei do show
Às 9h
Espetáculo teatral e circense
Classificação: livre
14 DE NOVEMBRO – SESSÃO ÚNICA
Fabulando Dois Homens
Às 19h30
Espetáculo de dança contemporânea
Classificação: 14 anos