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Uncisal apoia lançamento da campanha De Olho nos Olhinhos

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A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a Sociedade Alagoana de Oftalmologia (SAO) abraçaram a campanha De Olho nos Olhinhos, que tem o objetivo de conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos. O lançamento da campanha, promovida pelo Hospital Veredas, ocorre neste sábado (21), às 10h, no térreo do Maceió Shopping (em frente às Lojas Americanas), em Mangabeiras.

Durante todo o dia, das 10 às 22h, os estudantes da Uncisal, integrantes do projeto de extensão Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, junto a estudantes de ligas acadêmicas de outras instituições de ensino, irão informar as pessoas sobre a campanha e alertar sobre a importância do exame oftalmológico.

“Será uma mobilização com muita informação sobre a prevenção do câncer ocular infantil”, informou Roberta Fernandes, coordenadora do projeto de extensão da Uncisal e coordenadora local da campanha.

No dia da mobilização, serão entregues máscaras e balões para as crianças, adesivos para registro dos visitantes, panfletos e orientação para baixar a cartilha virtual pelo QR code, que pode ser facilmente compartilhada por celular, sobre sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. Um filtro de Instagram também estará disponível para as pessoas compartilharem a campanha nas redes sociais.

Para o diretor médico do Hospital Veredas, Miquéias Damaceno, a precocidade do diagnóstico e tratamento em centros de referência em oncologia pediátrica, com a instituição da terapêutica adequada, determinam prognóstico favorável a esses pacientes.

“E é aí que entra a importância de nossa adesão, como centro de referência no tratamento de câncer infantil em Alagoas, neste grande movimento nacional, com o projeto De Olho nos Olhinhos, proporcionando a essas crianças o diagnóstico e tratamento adequado”, afirmou.

Campanha

A filha do jornalista Tiago Leifert e Daiana Garbin, Lua, foi diagnosticada com retinoblastoma aos 11 meses e segue em tratamento. A falta de informação sobre a doença motivou o casal a criar uma campanha para promover o diagnóstico precoce e conscientizar sobre a saúde ocular infantil. Em janeiro de 2022, eles compartilharam um vídeo no Instagram relatando a experiência e pedindo que os pais fiquem atentos aos sinais, como reflexo branco nos olhos e estrabismo, para facilitar o diagnóstico precoce, que pode salvar a visão e a vida das crianças.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há entre 200 e 250 novos casos de retinoblastoma no Brasil a cada ano, e a maior preocupação é o diagnóstico tardio. O Ministério da Saúde oferece, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento integral e gratuito para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos da doença, reforçando a importância da conscientização promovida por campanhas como a de Tiago e Daiana.

Nesta terceira edição, a campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: CFM – Conselho Federal de Medicina, AMB – Associação Médica Brasileira, CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia, SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria, Sobope – Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, SBOO – Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia e SBOP – Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica. Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia da Unifesp, a Tucca e o Graacc. 

Serviço

Lançamento da Campanha De Olho nos Olhinhos

Conscientização e alerta sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos

Dia: 21 de setembro (sábado)

Hora: Das 10h às 22h

Local: Térreo do Maceió Shopping, em frente às Lojas Americanas

Endereço: Av. Comendador Gustavo Paiva, 2990 – Mangabeiras

Realização: Hospital Veredas

Apoio: Uncisal e SAO

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