Notícias

Início Notícia Arapiraca completa 100 anos nesta quarta (30)
Ad

Arapiraca completa 100 anos nesta quarta (30)

Compartilhar
share
Sem tempo para ler? Clique para ouvir.

Situada no agreste do estado, a segunda maior cidade de Alagoas e mais importante do interior, Arapiraca chega ao seu centenário nesta quarta-feira (30/10). Diversas instituições públicas e privadas homenagearam o município pelo seu aniversário de 100 anos.

Arapiraca possui uma população superior a 230 mil habitantes, de acordo com o IBGE . A economia da cidade é baseada na agricultura familiar. O setor de comércio e serviços também é forte na cidade.

Origem

O nome Arapiraca vem de uma árvore da família das leguminosas Mimosáceas – Piptadênia (Piteodolobim). Uma espécie de angico branco, comum no Agreste e no Sertão. Foi embaixo da Arapiraca, localizada às margens do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos (fundador da cidade) descansou.

A sombra daquela árvore fez com que Manoel André tivesse a ideia de construir uma cabana. Depois de um tempo, com a vinda de outras famílias, a árvore Arapiraca ficou cercada por um povoado. O local começou a ganhar vida na primeira metade do século XIX. Em 1864, Manoel André construiu a capela de Santa Cruz e escolheu como padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho.

Como distrito, Arapiraca esteve subordinada, sucessivamente, a Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás e Limoeiro. Foi elevado à categoria de município em 30 de outubro de 1924, constituindo-se de territórios desmembrados de Palmeira dos Índios, Porto Real, São Brás, Traipu e Limoeiro.

Comemoração

As celebrações ao centenário da cidade tiveram início no último domingo (27) com a 23ª Corrida da Emancipação e o Pedala Arapiraca. Na terça-feira (29), o famoso Lago da Perucaba foi palco de shows com apresentações de cerca de 30 artistas locais, além de atrações nacionais. Nesta quarta-feira (30), dia do aniversário, ocorre o tradicional desfile cívico-militar com a presença do prefeito Luciano Barbosa e de mais de 26 instituições participantes, entre elas, escolas, militares e organizações não-governamentais, no Largo Dom Fernando Gomes.

Ad
Ad
Ad