Notícias

Início Notícia Bailarino alagoano é selecionado para a Escola do Teatro Bolshoi
Ad

Bailarino alagoano é selecionado para a Escola do Teatro Bolshoi

Compartilhar
share
Sem tempo para ler? Clique para ouvir.

O bailarino alagoano Ícaro Larchert, de 12 anos, está prestes a viver um sonho: estudar na Escola do Teatro Bolshoi, uma das maiores companhias de ballet e ópera no mundo. Ele foi aprovado na seletiva realizada pela instituição. As aulas começam no dia 21 de janeiro de 2025. Mas para chegar lá, a família do estudante abriu uma vaquinha online para arcar com os custos da mudança para Joinvile, onde fica a filial da escola no Brasil.

A meta da campanha virtual é arrecadar R$ 15 mil. Até a noite desta terça-feira (23/09), a vaquinha contava com 27 apoiadores e pouco mais de R$ 1.700 em doações. Na plataforma, você pode doar pelo cartão de crédito ou pelo PIX: rb.moc.ahnikavobfsctd@9013905 .

“Eu sou Carla Farias, mãe do Ícaro Farias, 12 anos, único bailarino alagoano que passou na seletiva da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil. Com isto, vamos precisar nos mudar para Joinville – SC. Precisarei pedir demissão dos meus trabalhos e recomeçar do zero. Recomeçar! Uma tarefa difícil, mas nesse caso extremamente necessária, pois estou realizando o grande sonho do meu filho! No entanto, com essa mudança, precisaremos de ajuda pois são muitas as despesas a serem arcadas! Por isso, decidi abrir essa vakinha e contar com a ajuda de cada um de vocês! Espero muito poder tê-los do nosso lado ao longo dessa jornada! Desde já, agradeço demais a todos os que puderem contribuir conosco”, diz a mãe do adolescente, na página da vaquinha.

Ícaro iniciou no balé há apenas seis meses no Brisé Studio de Dança. A desenvoltura na dança surpreendeu rapidamente os professores, que consideram o aluno um autodidata. O talento tem sido lapidado e, agora, surge uma grande oportunidade pela frente para desenvolver mais as técnicas e seguir carreira na arte.

Sobre o Bolshoi

Fundado em 1776, em Moscou, na Rússia, o Bolshoi é considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU e UNESCO. Bolshoi, que em russo significa ”grande”, é um cartão postal da capital da Rússia. Grandes nomes como Tchaikovsky, Rachmaninov, Gorsky, Prokofiev, Grigorovich e Vasiliev projetaram a companhia internacionalmente. Hoje, com cerca de 1000 funcionários diretos, o Teatro Bolshoi de Moscou realiza 300 espetáculos, por ano, em diversos países, sendo referência na qualidade artística e na produção cultural.

No Brasil, a Escola do Teatro Bolshoi funciona desde 2000, na cidade catarinense de Joinville. É a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia. A instituição proporciona a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova, dança contemporânea e disciplinas complementares. Com alunos de diferentes estados brasileiros e do exterior, a instituição ressalta o compromisso social ao conceder 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos. Uma seleção acontece todos os anos para o ingresso de novos bailarinos. O Ícaro foi aprovado na seleção de 2024. Bailarinos formados pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil já fizeram parte do Teatro Bolshoi de Moscou, como Bruna Gaglianone, Erick Swolkin, Mariana Gomes e Raquel Steglich.

Ad
Ad
Ad