Notícias

Início Notícia Biota e Ufal lançam o livro “A Viagem da Tartaruginha”
Ad

Biota e Ufal lançam o livro “A Viagem da Tartaruginha”

Compartilhar
share
Sem tempo para ler? Clique para ouvir.

Ação é fruto de uma parceria feita para entender a importância da APA Costa dos Corais entre as tartarugas-marinhas

Em mais uma atividade de educação ambiental, o Laboratório de Ecologia e Conservação no Antropoceno (ECOA LAB) da UFAL e o Instituto Biota de Conservação lançam o livro “A Viagem da Tartaruginha” em duas escolas públicas, sendo uma na capital e outra no interior do estado, nesta semana. A ação marca o fechamento do projeto de parceria entre o instituto e a universidade, além de celebrar o Dia do Biólogo, que é comemorado nesta terça-feira (3/9).

A Escola Municipal Marechal Floriano Peixoto, localizada no bairro de Ipioca, em Maceió, será a primeira a receber a programação com o lançamento do livro, exibição de um documentário, realização de atividades lúdicas e de uma exposição sobre os ecossistemas recifais, tartarugas marinhas e poluição por plástico, na terça-feira (3), a partir das 8h30. Na quinta-feira (5), é a vez dos alunos e professores do Centro Municipal de Educação Infantil Sebastião Falcão de Lima, juntamente com o Núcleo do Campo, no município de Porto de Pedras, participarem das atividades, também a partir das 8h30. 

Sobre a parceria

O Laboratório de Ecologia e Conservação no Antropoceno (ECOA LAB) da UFAL e o Instituto Biota de Conservação firmaram uma parceria com o objetivo de entender a importância da APA Costa dos Corais (APACC) para as tartarugas-marinhas. Ao longo de quatro anos de projeto, ciência e conservação foram as ferramentas utilizadas para entender a vida das tartarugas marinhas na APACC, a maior Unidade de Conservação Marinha Costeira do Brasil, envolvendo desde análises genéticas até o monitoramento via satélite das tartarugas. Esse projeto foi financiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Sobre o livro

O livro “A viagem da tartaruguinha” foi escrito por Louisa Andrade e ilustrado por Jacqueline Aldabalde, e conta a história da Tatá, um filhote de tartaruga marinha que ao sair do seu ovo percebe que suas irmãs não estão mais ali. Durante a viagem da Tatá em busca das irmãs, são apresentados aspectos da biologia das tartarugas-marinhas e da dinâmica dos ecossistemas costeiros, tudo feito de maneira lúdica. O objetivo do livro vai além de ensinar sobre a biologia das tartarugas-marinhas, busca despertar a curiosidade das crianças sobre os ecossistemas marinhos e ajudar a fortalecer os laços delas com o meio ambiente.

“Manter a conexão das crianças com a natureza é um dos caminhos para conseguirmos ter adultos mais ativos nas ações de restauração e conservação, ações essas essenciais nesse aumento de uma crise socioambiental que se desdobra e se assevera”, explica o comunicado enviado pelo Instituto Biota à imprensa. 

Sobre o autor
Picture of Hannah Copertino

Hannah Copertino

Jornalista, pós-graduada em assessoria de comunicação e marketing, possui experiências em telejornalismo e assessoria de comunicação. Eterna apaixonada pela natureza, arte e cultura, é alagoana de Maceió e uma das fundadoras do Desembarque Alagoas.
Ad
Ad
Ad