Notícias

Início Notícia Coletivo Perigo Negro realiza 1ª Mostra Periférica de Cinema Independente
Ad

Coletivo Perigo Negro realiza 1ª Mostra Periférica de Cinema Independente

Compartilhar
share
Sem tempo para ler? Clique para ouvir.

Reunindo diversas produções audiovisuais alagoanas, o Coletivo Perigo Negro realiza a 1ª Mostra Periférica de Cinema Independente, no sábado (25/01), a partir das 17h, no Instituto Cidade Ativa, que fica localizado na rua Teotônio Vilela, N° 15, Village Campestre II, em Maceió.

Os filmes selecionados são:Água Barrenta, Alagadiça, Alerta Verde, Cavaram Uma Cova No Meu Coração, Crônica do Submundo, Fissão, Overlock Down, Sintomas – Alzheimer e Ser Marginal.

Após a produção de seu primeiro curta-metragem “Crônica do Submundo”, que foi selecionado para a 15ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano, os integrantes do Coletivo Perigo Negro passaram buscar caminhos para ampliar a divulgação da obra.

“Sucessivas reuniões e discussões acaloradas acabaram promovendo nos corações e almas dos artistas a busca por algum tipo de ação artística e cultural que promovesse e divulgasse as suas obras autorais, como também, de outros agentes culturais e artísticos em Alagoas e do Brasil. A 1ª Mostra Periférica de Cinema Independente é uma resposta aos espaços elitistas e à falta de recursos que vivenciamos na arte, que mesmo diante de tantos investimentos, ainda parecem ineficazes ou incapazes de atender à artistas que se encontram fora do eixo, beijando calorosamente a marginalidade”, conta Humberto Fonseca, poeta integrante do Coletivo Perigo Negro.

Sobre o coletivo

O Coletivo Perigo Negro nasceu de uma visão social, cultural, artística e política de artistas independente alagoanos que vivenciam todos os dias na cidade de Maceió o apagamento e marginalização de suas produções. A ideia de formar um coletivo surgiu da necessidade dos artistas de ocupar espaços e divulgar obras autorais.

“A busca por lugares independentes, espaços para exibição, seja em ambientes fechados ou abertos, é uma busca consciente por saber a importância de ter locais com entrada franca e eventos realizados gratuitamente ao público. É outra forma de atuação que o Coletivo Perigo Negro busca imprimir em suas atividades. Os filmes que serão exibidos, em sua maioria, são produções independentes ou patrocinados por editais públicos. Oras que, em seu contexto autoral e intelectual, reforçam a visão social, cultural, artística e política que o Coletivo Perigo Negro carrega em sua estrutura. A arte e a cultura são um veículo de informação e formação que necessitam ser sensibilizadas e socializadas’, conclui Humberto Fonseca.

Serviço:

1ª Mostra Periférica de Cinema Independente

Local: Instituto Cidade Ativa
Dia: 25 de Janeiro de 2025
Horário: 17:00h
Endereço: Rua Teotônio Vilela, N° 15
Bairro: Village Campestre II
Referência: Em frente a Escolinha Divina Pastora
CEP: 57073530
Entrada gratuita

Ad
Ad
Ad