Notícias

Início Notícia Espaço Cultural da Ufal sedia 1º Encontro de Música de Câmara de Maceió
Ad

Espaço Cultural da Ufal sedia 1º Encontro de Música de Câmara de Maceió

Compartilhar
share
Sem tempo para ler? Clique para ouvir.

De 9 a 11 de abril, o Espaço Cultural da Ufal, localizado na Praça Sinimbu, Centro de Maceió, será palco do 1º Encontro Internacional de Música de Câmara de Maceió. Concertos e oficinas com músicos internacionais, nacionais e locais serão apresentados ao público. 

Para participar do encontro, é preciso se inscrever neste link até o dia 7 de abril. As vagas são limitadas para concertos e oficinas, para evitar superlotação do espaço. Todos os concertos são gratuitos, mas para participar de oficina é preciso pagar uma taxa que será revertida para o pagamento de materiais básicos utilizados durante o evento. No momento da inscrição, público externo e estudantes de cursos de extensão da Ufal podem pedir isenção de taxa, desde que se enquadre nas condições especificadas no formulário.

Na terça-feira (8), será divulgada no Instagram do Espaço Cultural a relação de deferimento e indeferimento das inscrições. Aqueles que tiveram inscrição deferida e não foram isentos deverão efetuar o pagamento e enviar comprovante para o e-mail rb.lafu.xeorpobfsctd@ce.rid.ces, impreterivelmente, até o dia 9 de abril, garantindo, assim, a vaga.

Apesar da cobrança de taxa, o docente da Ufal destaca que, grande parte da programação do evento é gratuita, com aulas e concertos durante todos os dias. 

“É uma oportunidade única para estudantes e público participarem de um encontro como esse, de ter acesso a um conhecimento, a músicos com técnicas apuradas que, se fosse em outro lugar, teriam de investir um valor muito alto. Com certeza, será um grande ganho para participantes e ouvintes”, enfatiza professor Nilton Souza, coordenador do evento.

A abertura do encontro será na quarta-feira (9), às 19h, com a inauguração do Espaço Camerístico Fátima de Brito. Nascida em Natal, Rio Grande do Norte, e radicada em Maceió, Maria de Fátima de Brito é considerada uma das grandes vozes de Alagoas. Cantora, compositora e professora de canto, foi referência no ensino musical em todo Nordeste. Convidada para organizar um curso em Maceió, onde fixou residência, passou a integrar o corpo docente de Música da Ufal em 1983. A docente morreu em 2018.

“O encontro seguirá uma dinâmica de modo que os participantes, alunos e público externo, possam ter uma imersão para que se interessem pela música de câmara, pela música erudita. São apenas três dias de evento, mas com bastante movimentação no Espaço Cultural e na Escola Técnica de Artes da Ufal”, garantiu o coordenador.

Souza explica que a música de câmara é reconhecida por ser um concerto para espaços pequenos e com número específico de músicos. Ele afirma que a realização do encontro vem preencher uma lacuna de formação musical e de público, além de buscar promover uma melhoria no nível instrumental dos participantes por meio das oficinas.

“É a primeira edição do evento e ele já vem grande, agregando conhecimento com músicos de outras localidades, promovendo um intercâmbio com outras áreas e outros instrumentos, uma internacionalização do conhecimento com músicos da Europa. Estou muito feliz com essa articulação internacional”, comemora.

Ad
Ad
Ad