Início Blogs Tudo Nosso Alagoas Feita à Mão e com o coração
Ad
Compartilhar
share
223

Alagoas Feita à Mão e com o coração

Sem tempo para ler? Clique para ouvir.

Um cantinho azulzinho, assim como o mar de Alagoas. Só que nesse mar tem muita arte! É o Centro de Referência Alagoas Feita à Mão, que abriu as portas no dia 16 de julho.

Para os artesãos alagoanos, o espaço oferece diversos serviços, como a emissão e renovação da Carteira Nacional do Artesão.

Ao público em geral, têm exposições das obras produzidas pelo nosso povo. A primeira mostra do local, que segue em cartaz até o dia 16/09, se chama Do Coração Para As Mãos, reunindo diversas formas de expressão artística dos artesãos e artesãs.

Com um belo e expressivo retrato do que se produz nos quatro cantos de Alagoas, a exposição reúne 24 obras das mãos criativas de alagoanos e alagoanas ilustres.

O bordado de filé de Luciana Luarte e do Beto Gomes, do Pontal da Barra, em Maceió; a renda singeleza da Artetecer, de Paripueira; a madeira esculpida por Valmir, Vanvan e Aberaldo Sandes, da Ilha do Ferro, por André da Marinheira, de Boca da Mata, e por Ismael de Dedé, da Lagoa da Canoa; a argila transformada em obras por João das Alagoas, Sil e Nena, de Capela, são alguns trabalhos que podem ser contempladas na mostra.

O Alagoas Feita à Mão foi criado em 2015 com o objetivo de valorizar e promover o rico artesanato local, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico dos artesãos e da regiões onde eles vivem. E esse ano, o programa passou a ter uma sede.

Ao visitar o local, tivemos a felicidade de encontrar a mestre artesã, da comunidade quilombola Muquém, em União dos Palmares, dona Irineia, patrimônio vivo de Alagoas, que está com as famosas cabeças de barro e a obra O Beijo, em cartaz no espaço.

Aos 77 anos de vida, sendo mais de 40 dedicados à arte, dona Irineia falou sobre o trabalho e como se sente ao ver suas obras ganharem e encantarem o mundo. Veja no vídeo:

O Centro de Referência Alagoas Feita à Mão fica na Praça dos Martírios, Centro de Maceió, ao lado do Museu Palácio Floriano Peixoto. O local está aberto para visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e, aos sábados, das 10h às 16h.

Já o atendimento aos artesãos é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Acompanhe o Alagoas Feita à Mão

Imagens: ¹ Hannah Copertino.

Sobre o autor
Picture of Hannah Copertino

Hannah Copertino

Jornalista, pós-graduada em assessoria de comunicação e marketing, possui experiências em telejornalismo e assessoria de comunicação. Eterna apaixonada pela natureza, arte e cultura, é alagoana de Maceió e uma das fundadoras do Desembarque Alagoas.
Ad
Ad
Ad