A temporada de festas juninas já começou e pode ir muito além da diversão para quem empreende. Considerada a segunda celebração mais popular do país – só perde para o Carnaval –, os festejos são uma oportunidade para transformar a forte tradição cultural e o clima festivo em oportunidades de negócios em diversos segmentos, especialmente, alimentação, vestuário e decoração temática.
Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com o QuestionPro, aponta que 81% da população pretende participar de alguma atividade relacionada à data neste ano. De acordo com o levantamento, a maioria dos brasileiros (52%) estima gasto máximo de R$ 200.
O dinheiro será direcionado para a compra de alimentos, bebidas, roupas, adereços e ingressos para festas e eventos de rua, quermesses e encontros familiares ou eventos escolares. Nas regiões Nordeste e Sudeste, os gastos superam os R$ 200 para 46% e 41% da população, respectivamente.
“As festas juninas são, sem dúvida, uma grande oportunidade do calendário comercial brasileiro. Com uma caraterística exclusiva da cultura brasileira, tem uma extensa agenda repleta de festividades que perduram por mais de dois meses. É um período em que pequenas empresas e o varejo em geral podem impulsionar significativamente seu faturamento com planejamento estratégico e criatividade”, diz Flávio Petry, analista de Competitividade do Sebrae.
Navegue nas tendências
O analista do Sebrae Nacional acrescenta que é possível inovar e se destacar para chamar atenção do cliente.
“O consumidor tem buscado cada vez mais experiências imersivas e se engajam com o propósito dos movimentos criados. O empreendedor deve navegar nessas tendências ofertando soluções práticas que atendam a esses desejos”, esclarece.
Segundo Petry, buscar parcerias locais, participação em eventos e ações de marketing temáticas podem potencializar a visibilidade do negócio com resultados positivos.
“Procure as associações comerciais, de moradores, comunidades organizadas, escolas, igrejas, que são locais que geralmente promovem festividades comemorativas e costumam gerar oportunidades para comerciantes e empreendedores. Outras opções, sugere o analista as ações de marketing digital, parcerias promocionais com expositores de eventos e campanhas colaborativas”, conclui.