Notícias

Início Notícia Festival de Música de Penedo começa com show de Samuel Pompeo Quinteto
Ad

Festival de Música de Penedo começa com show de Samuel Pompeo Quinteto

Compartilhar
share
Sem tempo para ler? Clique para ouvir.

Dia 24 de outubro! É hoje a abertura oficial do Festival de Música de Penedo (Femupe), um dos maiores eventos do Nordeste na área. Serão três dias de muitas atividades artísticas, culturais e acadêmicas, atrações nacionais e internacionais e pesquisadores vindos de várias universidades brasileiras, de Portugal e de Moçambique, que vão ocupar prédios, escolas e ruas da bela cidade histórica às margens do Rio São Francisco. A abertura oficial será às 19h, no Teatro Sete de Setembro, e a atração da noite fica por conta de Samuel Pompeo Quinteto, de São Paulo. E sabe do melhor? É tudo de graça e com tradução em Libras!

Resultado da união da Universidade Federal de Alagoas com vários parceiros, a grande festa começa a partir das 18h, com a Filarmônica Sociedade Musical Penedense recepcionando os convidados, no foyer do teatro. Em seguida, o reitor Josealdo Tonholo e o coordenador-geral do Femupe, professor Marcos Moreira, darão as boas-vindas aos convidados  da 15ª edição do Festival.

“Faço um convite especial aos penedenses que, desde 2018, nos recebem de braços abertos. O festival é da Ufal, é dos alagoanos! E aqui eu deixo um agradecimento à Prefeitura de Penedo, na pessoa do prefeito Ronaldo Lopes, pela sensibilidade de ser parceiro desse projeto e de envolver várias secretarias para transformar a cidade em cenário da grande festa da música. Venham e participem, porque tudo isso é para vocês!”, afirmou Moreira.

A programação do Femupe envolve 15 atrações artísticas, dez filarmônicas, mais de 20 cursos com instrumentos de sopro, cordas, populares e disciplinas teóricas, com a participação de pesquisadores de universidades brasileiras, de Portugal e de Moçambique. São 16 oficinas e oito workshops sonoros voltados a atividades pedagógicas e todas elas são gratuitas e voltadas a vários públicos.

“Nosso intuito é realmente promover um caldeirão de saberes, de troca de conhecimentos e de formação dos nossos jovens que têm interesse pela música, por algum instrumento. Por isso, temos profissionais consagrados, professores e pesquisadores que estão aqui em Penedo para ensinar técnicas importantes e trocar informações mesmo. Essa é a beleza do nosso Festival. Imagine ter aula com Bia Paes Leme, do Rio de Janeiro; a maestra Alba Bonfim, da Universidade Federal do Piauí; Neris Rodrigues, de Pernambuco; baterista Carlos Bala, de Alagoas; Jimi Oliver, de Minas Gerais; Ângelo Rafael e Victor Hugo, da Bahia; Fernando Tavares, de São paulo; Juan Quinteros Estrada, do Peru; maestro Pedro Serrano, de Portugal; Sabino Martemucci, da Itália; e tantos outros grandes profissionais”, revelou Moreira, que também é professor do licenciatura em Música da Ufal e vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca).


Programação acadêmica

A programação acadêmica do Femupe acontece nos dias 25 e 26. Começa com o 9º Encontro Cemupe e Caravelas de Musicologia, na Casa da Aposentadoria, às 10h30. Haverá a conferência Caravelas e Cemupe – pontes transatlânticas, com David Cramer, professor do Centro de Sociologia e Estética Musical (Cesem), da Universidade Nova de Lisboa, que coordena o grupo Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-brasileira. A mediação será de Marcos Moreira, coordenador do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), grupo de pesquisa da Ufal, e da professora Cláudia Goes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do Cemupe. O Caravelas e o Cemupe têm parceria firmada e são responsáveis por várias pesquisas realizadas na área e que já renderam muitas publicações.

Também vai acontecer o 7º Fórum de Educação Musical, com apresentação de artigos científicos para a próxima edição da revista Musifal 2025, produzidos pelos pesquisadores do Cemupe. Também haverá o lançamento de quatro e-books com selo Cemupe, pela editora Pimenta Cultural. O evento também será na Casa da Aposentadoria, às 14h, com coordenação da professora Ziliane Teixeira, coordenadora do curso de licenciatura em Música da Ufal e integrante do Cemupe.

Neste mesmo dia, às 14h, na Biblioteca da Sociedade de Cultura e Arte Popular, vai acontecer o 3º Fórum Afro-brasileiro do Velho Chico, com a participação dos professores Joaquim Borges Gove, da University of Cape Town e Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique. A mediação da conferência será do professor Danilo Marques, coordenador-geral do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Ufal.

No último dia do Festival, sábado (26), também vai acontecer a 15ª edição da Jornada Pedagógica para Músicos de Banda e 12º Fórum Nordeste de Maestros. A conferência especial será com o professor Marcelo Jardim, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele vai abordar o tema: Projetos governamentais sobre bandas de música no Brasil.

Realização

O Femupe acontece de 24 a 26 deste mês e é uma realização da Ufal, por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Para esta 15ª edição, a Universidade conta com a parceria da Prefeitura de Penedo, do Sesc-AL, e da Sociedade Montepio dos Artistas que são correalizadores do evento. O Sebrae-AL, o Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), a Aliança Francesa de Maceió, a Barkley Brazil e a Água Mineral Aldebaran são os patrocinadores.

Saiba mais visitando o site do Femupe. Fique por dentro de tudo que vai rolar no Festival de Música de Penedo acompanhando também pelo Instagram @festival_musica_Penedo e do @cemupemusicologia.

Ad
Ad
Ad