A artista Lili Alves abre sua primeira exposição fotográfica intitulada “Poesia e Política do Axé”, nesta sexta-feira (1/11), às 19h, na galeria de artes visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro, no Centro de Maceió. Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até o dia 30/11. As visitas podem ser feitas de segunda a sábado, das 8h às 17h; e aos domingos e feriados, das 14h às 17h.
Poesia e Política do Axé busca dar visibilidade a uma cultura que, historicamente, foi marginalizada e ainda é alvo de preconceito. Ao capturar imagens de rituais, celebrações, símbolos e pessoas envolvidas na religião, a exposição ajuda a desmistificar o desconhecimento e os estereótipos negativos ligados às religiões de Matriz Africana.
Poesia e Política do Axé tem a curadoria e direção de artes de Daniel Toledo, que é Babá de Umbanda Nagô, trazendo outro olhar e enriquecendo a exposição.
“A exposição tem um total de 35 fotos. O térreo da galeria está dedicado aos orixás e o mezanino ao culto da Jurema Sagrada. Jurema é uma tradição espiritual e religiosa de matriz afro-indígena que se desenvolveu, principalmente, aqui no Nordeste. E baseada em saberes ancestrais, ela reúne práticas ligadas ao culto dos espíritos e ao uso da “árvore jurema”, conta Daniel.
A exposição conta com acessibilidade, as fotografias terão audiodescrição, cartão de identificação em Braile e haverá intérpretes de Libras na abertura da exposição.
Serviço:
Exposição Fotográfica Poesia e Política do Axé, de Lili Alves
Abertura: 1º de novembro, às 19h.
Onde – Galeria de Artes Visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió.
Visitas – até 30/11, de segunda a sábado, das 8h às 17h; domingos e feriados, das 14h às 17h.
Entrada Gratuita.