Programação da 26ª edição do Palco Giratório, que é considerado o maior projeto de circulação de artes cênicas do país, acontece em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal
A programação local do Palco Giratório vem aí e traz para Alagoas uma programação com oficinas e espetáculos gratuitos. As atividades do projeto serão realizadas no Sesc Centro, de 9 a 14 de setembro, em um formato de mostra de artes cênicas que irá contemplar três gêneros: circo, dança contemporânea e teatro biográfico e autobiográfico, além de ações formativas nos segmentos da dança e do teatro. Todas as apresentações teatrais serão realizadas no Teatro Jofre Soares, e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início de cada apresentação, na bilheteria da unidade.
O espetáculo de circo “Mar Acá”, do Grupo Locômbia Teatro Andanças (Boa Vista, Roraima), será a primeira atração da mostra, nos dias 9 e 10 de setembro, às 20h. Com classificação etária a partir de 6 anos e duração de 50 minutos, o espetáculo conta a aventura de Llamichu, um personagem indígena e cômico das Cordilheiras dos Andes, no Peru, explorando também, por meio da linguagem gestual, a transformação cultural sofrida pelos indígenas latino-americanos.
Dando continuidade à programação, o espetáculo de teatro bibliográfico e autobiográfico “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo”, do Núcleo Atmosfera (São Luís, Maranhão), se apresenta nos dias 11 e 12 de setembro, às 20h, com classificação etária livre e duração de 40 minutos. A encenação faz uma releitura sobre a vida e a obra da primeira mulher negra a escrever um romance no Brasil, Maria Firmina dos Reis, além de explorar histórias de vida de mulheres e homens negros que se intercalam com a trajetória da personagem principal.
O espetáculo de dança contemporânea “Adobe”, do Grupo Solo de Dança (Goiânia, Goiás), participa da mostra nos dias 13 e 14 de setembro, também às 20h. A atração tem classificação etária livre e duração de 60 minutos. “Adobe” é um espetáculo solo da intérprete Luciana Caetano, montado a partir de leituras e pesquisas que enfocam as raízes ancentrais das mulheres negras.