A participação de Alagoas no 32º Minas Trend 2024 registra um momento importante para o estado, com a volta dos desfiles de marcas locais e a integração do artesanato à moda. O evento, realizado entre os dias 22 e 24 de outubro, no BH Shopping, em Belo Horizonte, celebra a riqueza cultural e o empoderamento feminino através do tema “Tecendo o Feminino”.
Nesta edição, mais uma vez o Sebrae Alagoas se apresenta como grande apoiador da moda e do artesanato alagoano, promovendo a participação de 14 marcas locais, cinco delas estreantes, e consolidando o estado como o segundo do país com o maior número de expositores nesta edição. As marcas tiveram um espaço para apresentar seus produtos chamado “Rua Alagoas”, onde os stands foram montados.
O retorno das marcas alagoanas às passarelas após a pandemia é um dos momentos mais esperados do evento, e isso se deve ao forte incentivo do Sebrae Alagoas, que atua como peça-chave no apoio ao setor de moda e artesanato do estado. Juliana Almeida, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, expressou o orgulho de participar de mais uma edição do Minas Trend.
“Tem sido uma experiência muito agradável participar, a gente fica muito feliz em trazer os empreendedores nesse momento importante: um pedacinho de Alagoas no Minas Trend”.
Entre as marcas apoiadas pelo Sebrae Alagoas, estão Acessore.Me, Adriana Gomes Artesanato, Alana Tenório, Aquas Beachwear, Artecer, Fulô.A, Lúcia Bastos e várias outras que apresentam a diversidade da moda alagoana, passando por segmentos como fitness, afro, plus size, praia e resort, além de bolsas e acessórios. Essas marcas, além de exibirem suas criações, também reforçam o artesanato tradicional do estado, com peças que integram bordados e rendas típicas da região.
A grande novidade deste ano é a valorização do artesanato alagoano, com a presença de quatro artesãs locais que, pela primeira vez, participam do Minas Trend, trazendo técnicas como o bordado Filé do Pontal, a renda Singeleza de Paripueira e os bordados de Capela e Penedo. Essas práticas tradicionais foram incorporadas às peças de moda, criando uma conexão entre a ancestralidade e o design contemporâneo, transformando cada peça em uma verdadeira obra de arte.
A analista do Sebrae Alagoas, Ana Paula Dantas, explicou que a edição é mais uma conquista para Alagoas, porque está participando do maior evento de negócios de moda.
“Nós estamos levando quatro artesãs para participar com quatro estilos de bordados diferentes. E mais as marcas de acessórios, vestuário e bolsas e cintos também vão estar participando do Minas.”, afirmou.
Para Keylle Lima, diretor-técnico do Sebrae Alagoas, essa integração entre moda e artesanato é fundamental para agregar valor aos produtos e fortalecer o setor.
“O trabalho das bordadeiras une tradição e moda, transformando cada peça em uma obra de arte que carrega a regionalidade alagoana”, afirmou. Esse esforço vai ao encontro da estratégia do Sebrae Alagoas, que há anos vem apoiando artesãos e pequenos empreendedores do estado para que possam expandir seus negócios e ganhar visibilidade em eventos nacionais”, disse.
O desfile coletivo alagoano, que aconteceu no dia 23 de outubro, trouxe à tona o tema “Tecendo o Feminino”, que celebrou a força e a elegância das mulheres alagoanas. Com a curadoria do stylist Davi Leite, o desfile apresentou peças que combinam a tradição do artesanato com a moda contemporânea, destacando a beleza e a feminilidade das criações feitas à mão.
Segundo Marina Gato, analista do Sebrae Alagoas e gestora do Programa de Artesanato, levar as artesãs para um evento de moda é a realização de um sonho.
“O Sebrae Alagoas trabalha há muito tempo para promover o artesanato do estado, que conta com mais de mil artesãos registrados. Estar aqui é uma grande oportunidade de negócios e de mostrar nossa cultura para o mundo”, destacou Marina Gato.
O retorno de Alagoas às passarelas, após as dificuldades impostas pela pandemia, foi um momento emocionante também para Francisco Acioli, presidente do Sindivest Alagoas. Ele destacou a importância de unir moda e artesanato.
“Estamos acoplando à moda de Alagoas o que temos de mais rico em nossa cultura: o artesanato. Essas produções serão a vitrine da nossa Rua Alagoas e protagonistas no desfile”.
A participação do Sebrae Alagoas no Minas Trend reflete seu compromisso contínuo em promover o empreendedorismo e a cultura local. Ao apoiar marcas emergentes e artesãos tradicionais, a instituição fortalece o setor de moda e artesanato de Alagoas, posicionando o estado como um importante expoente no cenário da moda nacional. A presença alagoana neste evento não só exibe a riqueza cultural e a criatividade do estado, mas também cria oportunidades para novos negócios, expandindo as fronteiras do empreendedorismo regional. A participação alagoana é uma parceria entre Sebrae Alagoas, Sindivest, Senai e o Governo do Estado.