Notícias

Início Notícia Sebrae Alagoas se destaca no Minas Trend com 14 marcas locais
Ad

Sebrae Alagoas se destaca no Minas Trend com 14 marcas locais

Compartilhar
share
Sem tempo para ler? Clique para ouvir.

A participação de Alagoas no 32º Minas Trend 2024 registra um momento importante para o estado, com a volta dos desfiles de marcas locais e a integração do artesanato à moda. O evento, realizado entre os dias 22 e 24 de outubro, no BH Shopping, em Belo Horizonte, celebra a riqueza cultural e o empoderamento feminino através do tema “Tecendo o Feminino”.

Nesta edição, mais uma vez o Sebrae Alagoas se apresenta como grande apoiador da moda e do artesanato alagoano, promovendo a participação de 14 marcas locais, cinco delas estreantes, e consolidando o estado como o segundo do país com o maior número de expositores nesta edição. As marcas tiveram um espaço para apresentar seus produtos chamado “Rua Alagoas”, onde os stands foram montados.

O retorno das marcas alagoanas às passarelas após a pandemia é um dos momentos mais esperados do evento, e isso se deve ao forte incentivo do Sebrae Alagoas, que atua como peça-chave no apoio ao setor de moda e artesanato do estado. Juliana Almeida, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, expressou o orgulho de participar de mais uma edição do Minas Trend.

“Tem sido uma experiência muito agradável participar, a gente fica muito feliz em trazer os empreendedores nesse momento importante: um pedacinho de Alagoas no Minas Trend”.

Entre as marcas apoiadas pelo Sebrae Alagoas, estão Acessore.Me, Adriana Gomes Artesanato, Alana Tenório, Aquas Beachwear, Artecer, Fulô.A, Lúcia Bastos e várias outras que apresentam a diversidade da moda alagoana, passando por segmentos como fitness, afro, plus size, praia e resort, além de bolsas e acessórios. Essas marcas, além de exibirem suas criações, também reforçam o artesanato tradicional do estado, com peças que integram bordados e rendas típicas da região.

A grande novidade deste ano é a valorização do artesanato alagoano, com a presença de quatro artesãs locais que, pela primeira vez, participam do Minas Trend, trazendo técnicas como o bordado Filé do Pontal, a renda Singeleza de Paripueira e os bordados de Capela e Penedo. Essas práticas tradicionais foram incorporadas às peças de moda, criando uma conexão entre a ancestralidade e o design contemporâneo, transformando cada peça em uma verdadeira obra de arte.

A analista do Sebrae Alagoas, Ana Paula Dantas, explicou que a edição é mais uma conquista para Alagoas, porque está participando do maior evento de negócios de moda.

“Nós estamos levando quatro artesãs para participar com quatro estilos de bordados diferentes. E mais as marcas de acessórios, vestuário e bolsas e cintos também vão estar participando do Minas.”, afirmou.

Para Keylle Lima, diretor-técnico do Sebrae Alagoas, essa integração entre moda e artesanato é fundamental para agregar valor aos produtos e fortalecer o setor.

“O trabalho das bordadeiras une tradição e moda, transformando cada peça em uma obra de arte que carrega a regionalidade alagoana”, afirmou. Esse esforço vai ao encontro da estratégia do Sebrae Alagoas, que há anos vem apoiando artesãos e pequenos empreendedores do estado para que possam expandir seus negócios e ganhar visibilidade em eventos nacionais”, disse.

O desfile coletivo alagoano, que aconteceu no dia 23 de outubro, trouxe à tona o tema “Tecendo o Feminino”, que celebrou a força e a elegância das mulheres alagoanas. Com a curadoria do stylist Davi Leite, o desfile apresentou peças que combinam a tradição do artesanato com a moda contemporânea, destacando a beleza e a feminilidade das criações feitas à mão.

Segundo Marina Gato, analista do Sebrae Alagoas e gestora do Programa de Artesanato, levar as artesãs para um evento de moda é a realização de um sonho.

“O Sebrae Alagoas trabalha há muito tempo para promover o artesanato do estado, que conta com mais de mil artesãos registrados. Estar aqui é uma grande oportunidade de negócios e de mostrar nossa cultura para o mundo”, destacou Marina Gato.

O retorno de Alagoas às passarelas, após as dificuldades impostas pela pandemia, foi um momento emocionante também para Francisco Acioli, presidente do Sindivest Alagoas. Ele destacou a importância de unir moda e artesanato.

“Estamos acoplando à moda de Alagoas o que temos de mais rico em nossa cultura: o artesanato. Essas produções serão a vitrine da nossa Rua Alagoas e protagonistas no desfile”.

A participação do Sebrae Alagoas no Minas Trend reflete seu compromisso contínuo em promover o empreendedorismo e a cultura local. Ao apoiar marcas emergentes e artesãos tradicionais, a instituição fortalece o setor de moda e artesanato de Alagoas, posicionando o estado como um importante expoente no cenário da moda nacional. A presença alagoana neste evento não só exibe a riqueza cultural e a criatividade do estado, mas também cria oportunidades para novos negócios, expandindo as fronteiras do empreendedorismo regional. A participação alagoana é uma parceria entre Sebrae Alagoas, Sindivest, Senai e o Governo do Estado.

Ad
Ad
Ad