Evento gratuito acontecerá em setembro e vai reunir especialistas de todo o Brasil
O Brasil produz 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição, chamados popularmente de “metralha”. O pior é que 70% desse material é descartado de forma clandestina e criminosa, provocando problemas para a saúde pública e para o meio ambiente. Mas felizmente esse material pode ter a destinação adequada, ser reciclado e reintroduzido na cadeia produtiva.
Para conscientizar a população sobre esse cenário, será realizado em Maceió o 1º Seminário Alagoano de Resíduos da Construção e Demolição. O evento promovido pela Abrecon – Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, acontecerá no dia 19 de setembro, a partir das 8 horas, no auditório do Sinduscon, parceiro do evento, e vai reunir os principais especialistas brasileiros nesta temática. As inscrições podem ser feitas de graça clicando aqui.
O coordenador da Abrecon, Levi Torres, explica o objetivo do evento, pioneiro no estado.
“Infelizmente, grande parte dos resíduos da construção, o entulho, ainda é descartada em aterros clandestinos e lixões. Por outro lado, ainda há uma resistência grande para que estados e municípios usem matérias-primas sustentáveis, como a areia e a pedra reciclada. Esse material é economicamente viável, tecnicamente seguro e ambientalmente limpo. Nossa proposta com essa iniciativa é justamente fomentar a adoção dessas boas práticas e a economia sustentável”, destaca.
Programação
Durante a manhã, haverá três palestras que abordam aspectos de legislação, sustentabilidade e a adaptação prática para o modelo adequado no mercado de destinação e reciclagem de entulho.
• A gestão dos resíduos da construção (entulho), em Alagoas;
• A construção civil e a responsabilidade na destinação do entulho;
• A construção mais sustentável.
As aulas serão ministradas por Leonardo Machado, doutorando e mestre em engenharia de construção civil pela USP; Karoline Moraes, doutora em engenharia civil pela UFPE e Professora do Centro de Tecnologia da UFAL e pelo coordenador da Abrecon, Levi Torres, formado em administração e marketing pela Universidade Estácio de Sá.
Já no período da tarde, os participantes vão realizar uma visita de campo, na Central de Tratamentos de Resíduos da Alagoas Ambiental, na cidade de Pilar, na Região Metropolitana de Maceió.
“Os participantes vão ver, na prática, como esse material chega e como é processado. Vamos mostrar todas as etapas, passo a passo. Tudo começa na separação manual, pois o resíduo vem com diversos tipos de materiais, como concreto, madeira, ferro e outros. Tudo isso é reciclado ou transformado em energia, dentro da indústria. Depois dessa separação, é feita uma nova classificação e os materiais da construção civil são colocados em britadores: ‘peneiras gigantes’, que processam o material por vibração e separam por tamanho”, detalha Marnes Gomes, engenheiro civil e gerente operacional da indústria.
Os organizadores do evento acreditam que após a iniciativa Alagoas deve se tornar referência na reciclagem de resíduos da construção civil e isso deve reduzir consideravelmente o descarte irregular.