A histórica Praça Montepio dos Artistas, localizada no Centro de Maceió, passou por uma revitalização e se tornou mais um espaço de lazer a ser resgatado pelos maceioenses e visitantes.
Entre os serviços realizados no local, está a recuperação do busto do advogado Bráulio Gautimonsi Cavalcanti, sertanejo, nascido em Pão de Açúcar. Além disso, foram criados espaços multifuncionais que transformaram a praça em um ambiente dinâmico e acolhedor.
Agora, a praça conta com áreas de convivência equipadas com mobiliário, planejadas para descanso e socialização. Também foram instaladas áreas de jogos, atendendo crianças e adultos, promovendo lazer e interação. Outro destaque da revitalização foi a criação de áreas de alimentação, que estimulam o comércio local e oferecem mais conveniência para os visitantes.
A obra foi promovida pela Prefeitura de Maceió, com o projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), e execução da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). A iniciativa faz parte de um amplo projeto de valorização dos espaços públicos da cidade, que busca resgatar a história e a atratividade desses locais para a população.
História
Com 1.207,19m², a praça, que abrigou o Monte Pio dos Artistas, em 12 de fevereiro de 1890, recebe esse nome como forma de homenagear o Centro Republicano Federalista, fundado em 11 de julho de 1886. Em 1912, com o assassinato do advogado Bráulio Cavalcanti, a Praça do Montepio dos Artistas passou a homenageá-lo. O seu busto foi inaugurado no dia 16 de setembro de 1917. Entretanto, a vontade popular optou por continuar a se referir ao espaço como Praça do Montepio.