Notícias

Início Notícia Secretaria de Estado da Cidadania anuncia Prêmio Estadual Professor José Edmilson de Souza
Ad

Secretaria de Estado da Cidadania anuncia Prêmio Estadual Professor José Edmilson de Souza

Compartilhar
share
Sem tempo para ler? Clique para ouvir.

Com o objetivo de reconhecer as práticas exitosas e ações inovadoras dos Conselhos Tutelares de Alagoas em prol da garantia, defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) lançou o Prêmio Estadual Professor José Edmilson de Souza.

Para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível no site Secdef até o dia 18 de outubro. O formulário online é intuitivo e conduzirá o inscrito por todas as etapas necessárias para submissão do projeto. É importante que todos os documentos solicitados sejam anexados corretamente para garantir a validação da inscrição.

A premiação será concedida a nove Conselhos Tutelares do estado, sendo um por região, conforme a divisão das regiões de planejamento de Alagoas. São elas: Agreste, Alto Sertão, Baixo São Francisco, Médio Sertão, Metropolitana, Norte, Planalto da Borborema, Serrana dos Quilombos e Tabuleiros do Sul.

Neste ano, a premiação terá como temática o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A Comissão Organizadora é coordenada pela Secdef, além de contar com representantes do Gabinete Civil, do Conselho Estadual dos Direitos da Crianças e do Adolescente de Alagoas (Cedca/AL) e do Fórum Associado de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares de Alagoas (FEACECT/AL).

A seleção e a escolha dos agraciados deverão observar os seguintes critérios:

  1. Articulação em redeç
  2. Utilização do Sipia nos registro de atendimento do Conselho Tutelarç
  3. Articulação com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na composição da redeç
  4. Protagonismo infantojuvenilç
  5. Mensuração, quantitativa ou qualitativa dos resultados.

Serão observados ainda mais três critérios:

  1. Utilização de novas tecnologias da informação e forma de divulgação;
  2. Integração de leis complementares ao Estatuto da Criança e do Adolescente;
  3. Possibilidade de replicação da ação em outros municípios.

A entrega da premiação ocorrerá no dia 19 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar. O edital completo com as informações do Prêmio Professor José Edmilson de Souza pode ser acessado no site da Secdef.

Para a secretária Arabella Mendonça, da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, os conselheiros tutelares são profissionais dedicados e engajados, que trabalham incansavelmente para prevenir e combater a violência sexual e outras violações de direitos, por isso a gestão Paulo Dantas quer fazer esse reconhecimento.

“Queremos não apenas homenagear, mas fazer com que outros se inspirem a desenvolverem projetos e ações ainda mais eficazes na garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, diz.

Ela disse ainda que ao reconhecer as boas práticas, estaremos fortalecendo a rede de proteção à infância e à juventude. “Além disso, estamos incentivando a troca de experiências e o aprimoramento contínuo dos serviços ofertados pelos Conselhos Tutelares.”

José Edmilson de Souza

Nascido em 1956 no município de Rio Largo, em Alagoas, José Edmilson de Souza era casado e pai de três filhos. Formado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em Direito pelo Cesmac, lecionou por 37 anos em escolas da cidade de Rio Largo. José Edmilson foi um grande defensor dos direitos de crianças e adolescentes do estado.

Militante na área da infância e da juventude, o professor José Edmilson foi um dos primeiros conselheiros tutelares do estado, além de ser o responsável por fundar e presidir o Fórum das ONGs de Rio Largo. Ele também foi conselheiro municipal de Assistência Social e de Educação, e secretário municipal de Cultura e Desporto de Rio Largo.

O professor José Edmilson recebeu Diploma de Honra ao Mérito pela luta dos direitos da criança e do adolescente em mais de 30 municípios alagoanos. Foi cidadão honorário de cinco municípios e benemérito de Rio Largo, tornando-se uma referência na luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes e de diversas causas sociais do estado. 

Ad
Ad
Ad