O Pontal da Barra é um bairro de Maceió que reserva um encanto com belas paisagens e um encontro com um povo criativo, batalhador e acolhedor. Há gerações e gerações, famílias nativas do local mantém a tradição da pesca na Lagoa Mundaú e do artesanato de renda com destaque para o filé. Em um passeio pelo bairro pacato, é possível identificar essas atividades que marcam a história e a cultura do nosso povo.
Uma cena comum pelo bairro é ver as rendeiras produzindo dentro das lojas e nas calçadas. Conversamos com a Elaine, rendeira desde criança, quando aprendeu o ofício com a mãe, que, por sua vez, recebeu o aprendizado da geração anterior. Hoje, a filha da Elaine ajuda na atividade. E, assim, a produção artesanal se perpetua. Ela conta um pouco mais de sua história e fala sobre o trabalho no vídeo abaixo. Acompanhe.
A loja da Elaine fica em frente à escola municipal do bairro. Já na praça onde os pescadores deixam suas canoas, encontramos muitos trabalhadores embarcando, desembarcando ou entretidos numa boa prosa. O seu George estava chegando da pesca quando começou a conversar sobre seu trabalho na lagoa. Veja no vídeo:
No Pontal da Barra, também podemos apreciar a gastronomia local à base de frutos do mar e da lagoa, além de embarcar no tradicional passeio das nove ilhas, que navega pelas lagoas Mundaú e Manguaba. Não é exagero falar que, no verão, o pôr-do-sol do local é um dos mais lindos do mundo!
Na saída do bairro, vale dar uma parada para ver de perto a obra O Leão, do mestre artesão André da Marinheira. Natural da cidade de Boca da Mata, André é filho do mestre Manoel da Marinheira, perpetuando a tradição do artesanato na família que ficou conhecida por suas esculturas de animais em madeira. A obra foi instalada no Pontal da Barra em 2018, como parte do Circuito Alagoas Feita à Mão, que conta com 21 obras espalhadas pela cidade.
Se você ainda não conhece esse lugar, reserve um tempinho na sua agenda e se permita esse encanto.
Imagens: ¹ Hannah Copertino.