O passeio até as piscinas naturais de Maceió é um dos mais tradicionais da capital alagoana. Tem jangadeiro que trabalha há 60 anos nessa atividade. A rotina depende da maré, que deve estar baixa para a jangada navegar e o banho em águas calmas ficar garantido. O ofício, muitas vezes, passa de geração em geração por famílias, inicialmente de pescadores.
A paisagem é linda! Todo cidadão alagoano e turistas que vêm pra cá deveriam ter a alegria de embarcar numa jangada dessa pelo menos uma vez na vida. É uma experiência incrível, encantadora e relaxante! Quer saber como você pode viver tudo isso? Então, se liga nas dicas:
- O passeio até as piscinas naturais tem dois pontos de saída: perto da Praça Multieventos, na praia de Pajuçara, e em frente ao Guaraná da Praia, na praia de Ponta Verde.
- O preço atual é R$ 60,00 por pessoa somente o passeio.
- Se quiser contratar outros serviços, como comidas e bebidas a bordo, você deve consultar os valores com o jangadeiro porque vai depender do tipo e da quantidade.
- O horário de saída depende da maré, que precisa estar baixa.
- A capacidade da jangada é de seis pessoas e o passeio só começa quando a lotação máxima é atingida.
- Você pode fechar o seu passeio diretamente com o jangadeiro em uma caminhada pela orla, com a sua agência de turismo ou hotel.
Além de diversos órgaos públicos, quem também acompanha o trabalho dos jangadeiros é a Colônia de Pescadores Z1, localizada na Pajuçara. Segundo a presidente, Maria Aparecida, mais conhecida como Cida, são 250 jangadeiros trabalhando atualmente nas piscinas de Maceió. Eles recebem treinamento e conhecem bem as tábuas de maré.
A atividade gera mais de 400 empregos, entre diretos e indiretos, envolvendo diversas funções, como condutor, garçom, roleiro (que leva a embarcação da areia até a água), pescadores e marisqueiras – que vendem pescados e mariscos aos jangadeiros nos passeios com comida. Ou seja, o passeio é também uma oportunidade para ter contato com as pessoas da terra.
As embarcações possuem coletes salva-vidas e bóias. A Marinha do Brasil fiscaliza questões como equipamentos de segurança, documentação e faz o teste do bafômetro nos condutores. Existe um projeto para a padronização dos jangadeiros, com crachás, coletes, número de registro da embarcação, e também para a instalação de um ponto físico, bem como plataforma online, para a venda de tickets de passeios, por parte da Colônia de Pescadores, que busca parcerias com órgãos públicos para profissionalizar e organizar ainda mais essa atração turística em Maceió.
Resumão
Passeio das piscinas naturais em Maceió
- Valor: R$ 60,00 (somente o passeio).
- Para incluir comidas e bebidas no passeio, consulte os valores com o jangadeiro.
- Horário: a combinar com o jangadeiro, depende da maré, que tem que estar baixa.
- Duração: Em média 3 horas, sendo 25 minutos de ida, 2 horas na piscina natural e 25 minutos a volta.
Imagens: ¹ Hannah Copertino.