Início Blogs Tudo Nosso As jangadas que levam ao paraíso das piscinas naturais de Maceió
Ad
Compartilhar
share
377

As jangadas que levam ao paraíso das piscinas naturais de Maceió

Sem tempo para ler? Clique para ouvir.

O passeio até as piscinas naturais de Maceió é um dos mais tradicionais da capital alagoana. Tem jangadeiro que trabalha há 60 anos nessa atividade. A rotina depende da maré, que deve estar baixa para a jangada navegar e o banho em águas calmas ficar garantido. O ofício, muitas vezes, passa de geração em geração por famílias, inicialmente de pescadores.

A paisagem é linda! Todo cidadão alagoano e turistas que vêm pra cá deveriam ter a alegria de embarcar numa jangada dessa pelo menos uma vez na vida. É uma experiência incrível, encantadora e relaxante! Quer saber como você pode viver tudo isso? Então, se liga nas dicas:

  1. O passeio até as piscinas naturais tem dois pontos de saída: perto da Praça Multieventos, na praia de Pajuçara, e em frente ao Guaraná da Praia, na praia de Ponta Verde.
  2. O preço atual é R$ 60,00 por pessoa somente o passeio.
  3. Se quiser contratar outros serviços, como comidas e bebidas a bordo, você deve consultar os valores com o jangadeiro porque vai depender do tipo e da quantidade.
  4. O horário de saída depende da maré, que precisa estar baixa.
  5. A capacidade da jangada é de seis pessoas e o passeio só começa quando a lotação máxima é atingida.
  6. Você pode fechar o seu passeio diretamente com o jangadeiro em uma caminhada pela orla, com a sua agência de turismo ou hotel.

Além de diversos órgaos públicos, quem também acompanha o trabalho dos jangadeiros é a Colônia de Pescadores Z1, localizada na Pajuçara. Segundo a presidente, Maria Aparecida, mais conhecida como Cida, são 250 jangadeiros trabalhando atualmente nas piscinas de Maceió. Eles recebem treinamento e conhecem bem as tábuas de maré.

A atividade gera mais de 400 empregos, entre diretos e indiretos, envolvendo diversas funções, como condutor, garçom, roleiro (que leva a embarcação da areia até a água), pescadores e marisqueiras – que vendem pescados e mariscos aos jangadeiros nos passeios com comida. Ou seja, o passeio é também uma oportunidade para ter contato com as pessoas da terra.

As embarcações possuem coletes salva-vidas e bóias. A Marinha do Brasil fiscaliza questões como equipamentos de segurança, documentação e faz o teste do bafômetro nos condutores. Existe um projeto para a padronização dos jangadeiros, com crachás, coletes, número de registro da embarcação, e também para a instalação de um ponto físico, bem como plataforma online, para a venda de tickets de passeios, por parte da Colônia de Pescadores, que busca parcerias com órgãos públicos para profissionalizar e organizar ainda mais essa atração turística em Maceió.

Resumão

Passeio das piscinas naturais em Maceió

  • Valor: R$ 60,00 (somente o passeio).
  • Para incluir comidas e bebidas no passeio, consulte os valores com o jangadeiro.
  • Horário: a combinar com o jangadeiro, depende da maré, que tem que estar baixa.
  • Duração: Em média 3 horas, sendo 25 minutos de ida, 2 horas na piscina natural e 25 minutos a volta.

Imagens: ¹ Hannah Copertino.

Sobre o autor
Picture of Hannah Copertino

Hannah Copertino

Jornalista, pós-graduada em assessoria de comunicação e marketing, possui experiências em telejornalismo e assessoria de comunicação. Eterna apaixonada pela natureza, arte e cultura, é alagoana de Maceió e uma das fundadoras do Desembarque Alagoas.
Ad
Ad
Ad