Notícias

Início Notícia Alagoanos participam do 18º Salão do Artesanato em São Paulo
Ad

Alagoanos participam do 18º Salão do Artesanato em São Paulo

Compartilhar
share
Sem tempo para ler? Clique para ouvir.

O evento acontece no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, e conta com artesãos apoiados pelo Programa Alagoas Feita à Mão

Foi inaugurado nesta quarta-feira (28), o 18° Salão do Artesanato, em São Paulo, com a presença de artesãos alagoanos apoiados pelo programa Alagoas Feita à Mão. Até o dia 1° de setembro, o público poderá acompanhar uma programação contínua de exposições e vendas, além de um ciclo de palestras e oficinas artísticas ministradas por mestres-artesãos.

Para esta edição do Salão do Artesanato, foram selecionadas 13 produções alagoanas. A Secretária executiva de Novos Negócios do Estado de Alagoas, Júlia Caroá, explica que as produções aprovadas em edital incluem grupos produtivos e artesãos individuais de diversas regiões do estado. 

“O espaço no evento é fornecido gratuitamente pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), além de todo o suporte necessário para a participação. Os artesãos se preparam durante meses, não apenas pela perspectiva de vendas, que é fundamental, mas também pela visibilidade que o evento proporciona”, complementa.

O cadastro oficial de artesãos no Brasil é realizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. De acordo com dados do PAB, Alagoas conta com 17.115 artesãos cadastrados.

A coordenadora do PAB, Anne Ferreira, destaca que há mais de 10 anos o evento não acontecia em São Paulo, o que gerou grande expectativa entre os artesãos. 

“Eles estavam muito ansiosos por essa participação, especialmente após o excelente resultado na FENEARTE, a Feira Nacional de Negócios de Artesanato, onde comercializamos mais de R$ 400 mil em peças artesanais. No primeiro dia de feira, já tivemos a visita de muitos lojistas e várias encomendas. A feira, amplamente divulgada pelo PAB e pelo Governo de Alagoas, é uma vitrine importante para o artesanato alagoano, especialmente no maior centro de comercialização do país”, afirma a coordenadora.

Sobre o Programa Alagoas Feita à Mão

Para divulgar ainda mais o universo cheio de singularidades da arte popular de Alagoas, o poder público estadual criou, em 2015, o Programa Alagoas Feita à Mão. Foram definidos como principais eixos do programa a promoção e a preservação da identidade e das técnicas artesanais; o fomento e a divulgação dos produtos e a realização de ações estruturantes, que incluem a melhoria das condições de trabalho e o apoio à comercialização de peças dentro e fora de Alagoas. O programa também segue a base definida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que é representado em Alagoas pela Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (SERFI).

Ad
Ad
Ad